Italiana

A Italiana está mais um ano entre as melhores empresas para trabalhar, conforme o ranking da Great Place To Work (GPTW), uma consultoria global que apoia organizações a obter destaque nos resultados em avaliação dos colaboradores.

GPTW

Italiana é reconhecida pelo GPTW 2023 e está entre as melhores empresas para trabalhar

Responsabilidade socioambiental, reconhecimento e liderança atuante são destaques para que a Italiana permaneça no ranking da GPTW

JC360
Cadastrado por
JC360
Publicado em 27/10/2023 às 0:00
JAILTON JR./JC IMAGEM
Italiana é reconhecida pelo GPTW 2023 e está entre as melhores empresas para trabalhar no Estado de Pernambuco - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

Ser uma empresa humanizada, onde as pessoas são importantes no processo, é um desafio que envolve dedicação entre as empresas, melhorando o ambiente de trabalho. Nesse quesito, a Italiana pode se honrar, porque está mais uma vez entre uma das melhores empresas para trabalhar, segundo o ranking do Great Place To Work (GPTW), consultoria global que apoia organizações a obter destaque nos resultados em avaliação dos colaboradores.

José Américo e o filho Marcony Mendonça, que são nomeados concessionários Fiat, fundaram em 1998 a Italiana no Recife. Atualmente, contam com três lojas na capital pernambucana. O quadro de funcionários da concessionária ultrapassa 300 pessoas, que respondem à pesquisa executada pelo GPTW para reconhecer boas produzidas pela instituição. Eles passam pelo conhecimento de toda empresa, desde a história, a missão, visão e valores, ainda no período de integração, com o RH, segundo Anneth Lima, gerente de Recursos Humanos da Italiana.

"Ao entrar, passam por um período de treinamento para conhecer produtos e processos, com avaliação teórica e prática", comenta.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Italiana é reconhecida pelo GPTW 2023 e está entre as melhores empresas para trabalhar - JAILTON JR./JC IMAGEM

Responsabilidade socioambiental

Além de avaliar a satisfação dos funcionários, também classifica as ações praticadas pelos Recursos Humanos da empresa, tanto para os funcionários, quanto para sociedade ou meio ambiente. Essa realidade socioambiental é uma prioridade da Italiana. Atualmente, diversas práticas são promovidas.

"Nós fazemos coleta de água da chuva nas nossas lojas, diminuindo a utilização de água potável e mantemos, em parceria com a Fundação Virgo Mater, uma reserva de 40 hectares de Mata Atlântica na cidade de São Benedito do Sul (que fica a 169 quilômetros da capital pernambucana)", diz a gestora diante da questão ambiental. Já no lado social, a Iitaliana realiza doações de 100 cestas básicas por mês para as comunidades próximas às lojas. No mesmo local onde também promove festa do Dia das Crianças no dia 12 de outubro.

Reconhecimento e recompensa

Ser um funcionário Italiana é ter a certeza que ao final do ano terá um cartão bônus "com valor igual para liderança, funcionários e terceirizados", destaca. "Além disso, nós fazemos várias confraternizações ao longo ano. Ao bater a meta, reconhecimento de funcionários e em datas comemorativas", enfatiza Anneth.

Para manter os colaboradores estimulados, ainda há evento de agradecimento em eventos exclusivos, com entrega de placa e relógio simbolizando o tempo da empresa, entregue individualmente pelo diretor, aos que completam 5, 10, 15, 20 ou 25 anos de empresa. "Nosso lema é ter funcionários satisfeitos dentro do ambiente de trabalho. Para isso buscamos manter um contato direto com os funcionários, não só por parte do RH, mas pela direção da empresa", diz a gerente de Recursos Humanos.

Liderança atuante

Na Italiana, a liderança impulsiona a empresa a atingir novos patamares, onde o diretor atua além da gestão, mas um líder atuante e participativo. "A estratégia utilizada para ser mais eficaz é apoiar a equipe e acompanhar as atividades com reuniões semanais, quinzenais e mensais, a depender do tema", comenta Anneth.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Os diretores Matheus e Felipe Mendonça - JAILTON JR./JC IMAGEM

As reuniões periódicas, adaptadas de acordo com a relevância do tema em discussão, mantêm todos na mesma linha, onde os funcionários têm a oportunidade de falar, expor ideias e sugestões. "Todos são ouvidos, tudo é discutido, independente dos níveis de função. Nossa estratégia é ouvir as pessoas e ter a presença da direção sempre ativa", finaliza.

Confira a edição completa da premiação GPTW Pernambuco 2023

Conheça as marcas ● ●