MOURA DUBEUX

Moura Dubeux: uma das maiores construtoras do Brasil e das melhores para trabalhar

Fundada em Pernambuco, a Moura Dubeux expandiu e está em 7 estados atualmente

Paloma Xavier
Cadastrado por
Paloma Xavier
Publicado em 27/10/2023 às 0:00
JAILTON JUNIOR/JC IMAGEM
Equipe da Moura Dubeux Pernambuco: destaque, liderança, reconhecimento e a conquista dessa premiação para reforçar o caminho traçado - FOTO: JAILTON JUNIOR/JC IMAGEM

Há 40 anos no mercado, a Moura Dubeux (MD) é uma das maiores empresas da área de Incorporação e Construção Civil Brasileira. Além da forte atuação no setor, a empresa também se destacou na gestão de pessoas, tendo sido reconhecida como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em Pernambuco pela GPTW (Great Place To Work).

Fundada em Pernambuco, a empresa iniciou sua expansão para o Nordeste em 2007. Atualmente, está presente em Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe. Em todas as praças, oferece produtos diferenciados e de alto padrão para os segmentos empresarial e residencial de média e alta renda.

A abertura de capital da Moura Dubeux em 2020 foi um importante passo para a consolidação da empresa como uma das maiores construtoras do Brasil. A operação validou as boas práticas realizadas em toda a estrutura da empresa, certificando o compromisso com o mais alto nível de governança, responsabilidade, transparência e saúde corporativa.

Legado Produção
A Moura Dubeux foi reconhecida como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em Pernambuco em 2023 pela GPTW (Great Place To Work) - Legado Produção

Em 2022, a Moura Dubeux conquistou a 17ª posição no ranking das maiores construtoras do Brasil, sendo a única empresa nordestina presente no ranking. Esse resultado é fruto do trabalho árduo e dedicação de toda a equipe, que tem como missão construir sonhos e transformar o Nordeste.

Valores

A Moura Dubeux investe no trabalho de fortalecimento cultural com o direcionamento da marca a partir do lema “Saber vem de viver”. De acordo com Maria Lúcia Paranhos, diretora de gente, gestão e cultura da Moura Dubeux, os pilares deste lema são:

  • Saber vem de entender: A verdadeira experiência do cliente começa por entendê-lo profundamente antes de atendê-lo e deve se expressar a todo momento;
  • Saber vem de fazer: A estratégia da empresa é tão boa quanto a capacidade de executá-la. Dentro dos objetivos concordados, a equipe é a mão na "argamassa" para cumprir com disciplina e processos o que foi comprometido;
  • Saber vem de colaborar: A riqueza da equipe vem da vivência coletiva, respeitando as diferenças, a individualidade de cada um, de cada origem, de cada jeito. É desta colaboração e troca de aprendizados que vem a força;
  • Saber vem de se desafiar: Não ter medo de arriscar, ousar, desde que existam contingências claras. A empresa quer fazer melhor, mas sem se ver como os melhores;
  • Saber vem de sonhar: Tendo a responsabilidade de entregar um sonho ao cliente, a empresa busca sempre projetos mais arrojados, áreas da cidade que ainda podem ser revitalizadas, técnicas construtivas inovadoras, novas formas de viver e de personalizar.

Legado Produção
Maria Lúcia Paranhos, diretora de gente, gestão e cultura da Moura Dubeux - Legado Produção

“Temos o propósito de ser a maior incorporadora do Nordeste que entrega o melhor produto e a melhor experiência ao nosso cliente. Buscamos incansavelmente vivê-lo e nossos valores, transparência, confiança e compromisso nos apoiam nessa busca. Nossas ações precisam evidenciar esses valores e é por isso, que temos diferentes iniciativas na empresa como políticas de governança corporativa, desenvolvimento de lideranças e carreira, compromisso com as normas regulamentadoras que garantem a qualidade e cuidados com o meio ambiente e sociedade de modo geral”, explica a diretora de gente, gestão e cultura.

Pessoas em primeiro lugar

A valorização dos colaboradores é essencial para a Moura Dubeux. “É por meio das pessoas que vivemos o nosso propósito, e para realizar o sonho de nossos clientes, precisamos ter pessoas sintonizadas culturalmente, felizes e comprometidas”, explica Maria Lúcia.

“Nós buscamos sempre entender e respeitar as particularidades de cada região, promovendo um ambiente cada vez mais plural em nossa organização. Isso só é possível pela incansável busca em proporcionarmos um excelente lugar para se trabalhar, por meio de iniciativas de desenvolvimento, ações sociais, ações de endomarketing e melhoria contínua em tudo o que fazemos”, detalha.

Legado Produção
A Moura Dubeux está em 7 estados atualmente, com uma vasta equipe - Legado Produção

Por isso, a Moura Dubeux investe em diversas boas práticas e iniciativas de ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa): “Como é uma empresa de capital aberto e com nível elevado de governança corporativa, além do Conselho de Administração, a cia conta com quatro comitês de assessoramento ao conselho: comitê de auditoria e risco, comitê fiscal, comitê de ética e conduta e comitê de gente, todos tendo em sua composição membros independentes.”

“Ferramentas como código de ética e canal da transparência independente são também bons exemplos de práticas de governança implementadas”, acrescenta a diretora.

Neste ano, a empresa fortaleceu o foco no social, com o objetivo de formar mão de obra operacional tanto para homens quanto para mulheres. “Acreditamos na força produtiva de trabalho da mulher e formamos pedreiras, carpinteiras, armadoras, entre outras atividades que agregam valor na execução das obras”, conta.

Legado Produção
A Moura Dubeux valoriza e potencializa a força produtiva de trabalho das mulheres - Legado Produção

“Formamos ao todo 150 pessoas e com a aderência ao curso de 70%, e com oportunidade de inclusão no mercado de trabalho. Acreditamos no trabalho como importante meio de melhoria da qualidade de vida das pessoas e ano que vem estamos compromissados com a formação de 400 pessoas, com salas de aula em todas as nossas praças de atuação”, detalha a diretora de gente, gestão e cultura.

Além da capacitação e valorização técnica, também há outras medidas para melhorar o ambiente corporativo: “Temos uma comunicação interna efetiva, com ações de endomarketing voltadas para a promoção de um bom clima organizacional e informação para todos, bem como, desenvolvimento para nossas equipes, com lives quinzenais com temas técnicos, metodológicos e comportamentais, investimento em treinamentos para equipes e desenvolvimento de líderes.”

Entre as iniciativas da empresa que contribuem para a promoção de um ambiente saudável e motivador, estão:

  • Acontece MD, canal de comunicação semanal que tem o compromisso de compartilhar, em primeira mão, informações relevantes para o nosso público administrativo;
  • Acontece na Obra, um programa de comunicação mensal que promove informação e aprendizagem para todo o time de obra;
  • Conecta, o espaço de comunicação semanal nas obras sobre temas voltados para saúde, segurança do trabalho, meio ambiente e cultura e o segundo, programa anual que permite a atualização sobre estes mesmos temas;
  • Campanhas de endomarketing;
  • Capacete de Ouro e Chave de Ouro, programas periódicos de reconhecimento de nosso público operacional;
  • Parcerias com programas de saúde mental e físico;
  • UniSoma, universidade corporativa com trilhas de aprendizagem e parcerias educacionais;
  • Festival Soma e SomaFlix, com conteúdos voltados para o desenvolvimento de nossas pessoas em temas emergentes da sociedade e da empresa;
  • Gincanas Solidárias no MD Social, programa de impacto social.

Reconhecimento da GPTW

A Moura Dubeux foi eleita como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em Pernambuco em 2023 pela Great Place To Work (GPTW).

“O prêmio representa o reconhecimento e a validação de nossas ações percebidas pelas pessoas. Costumamos falar que a melhor empresa não é perfeita, mas tem o interesse genuíno em se tornar melhor a cada dia para todo mundo que a constrói. Esse prêmio nos estimula a atrair e fortalecer, cada vez mais, bons talentos sintonizados com a nossa cultura. Observamos o prêmio para além da certificação, atentando para o que o relatório consegue nos mostrar sobre o sentimento e percepção das pessoas sobre a nossa empresa”, comenta a diretora de gente, gestão e cultura.

Para Maria Lúcia, o reconhecimento deve atrair bons talentos e talentos que estejam sintonizados com a cultura da empresa. Além disso, ela afirma que a premiação “traz a visibilidade necessária para continuarmos no caminho certo, que é promover um excelente lugar para se trabalhar e com isso, entregarmos o melhor produto e experiência ao nosso cliente, bem como, gerar valor para nossos investidores”.

Legado Produção
A Moura Dubeux planeja continuar dando voz aos colaboradores e aperfeiçoar suas ações de gestão de pessoas - Legado Produção

Como estratégias para manter o nível de qualidade da empresa, a Moura Dubeux pretende continuar com as iniciativas de desenvolvimento, clima e social, assim como manter a pesquisa de eNPS (método que permite às organizações medirem o nível de satisfação dos seus colaboradores) e clima. Assim, direcionando melhor os esforços para melhorar o que está bom e corrigir rotas.

“As organizações são feitas por gente e na MD, essa gente busca entender, fazer, colaborar, colaborar, se desafiar e sonhar. Também continuaremos com nosso canal da transparência e acompanhamento da vivência de nosso código de ética e conduta. Queremos constantemente dar voz aos nossos colaboradores e esses canais nos ajudam nesse caminho”, afirma Maria Lúcia.

Sustentabilidade

A Moura Dubeux também firmou compromisso com a sustentabilidade. A empresa realizou seu primeiro inventário de carbono, com o apoio da waycarbon, com abrangência nos escopos 1, 2 e 3.

Legado Produção
A empresa reforça também seu compromisso com o meio ambiente - Legado Produção

“Na busca por essa redução estamos com algumas iniciativas: com equipe interna multidisciplinar, e parceria firmada com a UNICAP e o Instituto Joaquim Correia, estamos com o projeto de reaproveitamento de resíduos das obras”, comenta Maria Lúcia.

A inovação tecnológica também é uma aliada da empresa nos processos de industrialização e metodologias construtivas para reduzir a geração de resíduos nos canteiros.

 

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias