COLUNA DO ESTADÃO

Em jantar, Temer anuncia 'Ponte para o Futuro 2'

Ex-presidente está elaborando uma versão do programa lançado em 2015 com propostas para o País sair da crise econômica

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 01/05/2021 às 7:18
Notícia
X

Depois da rodada de jantares com Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o empresário Washington Cinel promoveu encontro para homenagear Michel Temer, na noite de quinta-feira (29), em sua casa, em São Paulo. Na ocasião, o ex-presidente revelou aos cerca de 20 convidados que está elaborando uma versão do "Ponte para o Futuro 2", programa lançado em 2015 com propostas para o País sair da crise econômica. O novo documento, feito com a Fundação Ulysses Guimarães, deve ficar pronto ainda neste ano. Cinel é conhecido pela amizade com Bolsonaro e com João Doria.

No papel

Segundo interlocutores do ex-presidente, a nova "Ponte para o Futuro" não tem objetivos eleitorais, apesar de muitos aliados de Temer torcerem por uma eventual candidatura dele, na linha do "Joe Biden brasileiro", que também anima Tasso Jereissati. O documento deve abordar questões como reformas tributária e administrativa, desemprego, inflação, meio ambiente e como melhorar a imagem do Brasil no exterior.

Para lembrar

Em 2016, Temer disse que Dilma Rousseff (PT) caiu porque recusou a primeira proposta de "Ponte para o Futuro".

Uau!

Com bufê do Fasano e garrafas de Dom Pérignon, o convescote contou com a presença do ex-ministro Nelson Jobim, do vice-governador Rodrigo Garcia e do vice-prefeito Ricardo Nunes, além do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.

Lista

Do mundo empresarial, João Appolinário (Polishop) e Johnny Saad (Bandeirantes) estiveram presentes, entre outros.

'Vírus chinês'

Apesar do tom ameno nas conversas, Paulo Guedes não escapou ileso. Declarações do ministro foram alvo de crítica: medo de que a inabilidade política dele produza consequências graves ao País.

Briga de foice

Quem acha que a disputa pela candidatura a presidente pelo PSDB está acirrada não tem noção do que está acontecendo na disputa pela sucessão de João Doria.

Sem...

Após a promulgação do Marco Legal do Saneamento, em 2020, cerca de 600 lixões do País deixaram de receber resíduos, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) e do Programa Lixão Zero, do governo federal.

...recuos...

Porém, projeto do deputado Dr. Leonardo (SD-MT) pede a prorrogação dos prazos para a inclusão de metas de universalização do saneamento básico e a sustentabilidade.

 ...no lixo

Para a Abetre, a prorrogação será um "retrocesso vergonhoso", que manterá em situações precárias milhões de brasileiros sem acesso aos serviços de água e esgoto e que convivem com lixões.

Facilitador...

Marco Bertaiolli (PSD), ex-prefeito de Mogi das Cruzes (SP), foi escolhido relator da MP do Ambiente de Negócios.

...de negócios

O deputado tem se mostrado um aluno aplicado: passou horas no Ministério da Economia tendo aula com a Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade

 

Tags

Autor