OPINIÃO

Para Michel Temer, Dilma Roussef não teve culpa por atos de corrupção durante o governo

"Faço questão de dizer isso", disse o ex-presidente da República. Leia a opinião de Cláudio Humberto

JC
JC
Publicado em 13/04/2021 às 7:14
Notícia
Foto: EVARISTO SA / AFP
O ex-presidente da República Michel Temer - FOTO: Foto: EVARISTO SA / AFP
Leitura:

Incompetência

O ex-presidente Michel Temer eximiu Dilma Rousseff de culpa por atos de corrupção durante o governo. "Faço questão de dizer isso". Segundo Temer, a petista apenas "perdeu a mão" no início do segundo mandato.

CPI pode ser adiada 

"Questão de ordem" no plenário do Senado, a ser apresentada nesta terça-feira (13) pelo Líder do Governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), poderá abrir caminho para o adiamento da CPI da Pandemia. As atividades presenciais no Senado estão suspensas e seu presidente, Rodrigo Pacheco, já avisou que não permitiria CPI remota. A expectativa é que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) reconheça que a CPI é impraticável e recomende o adiamento para outra ocasião.

A questão de ordem não argumenta contra a CPI, mas dá um nó na questão ao pedir que Pacheco defina sua modalidade de funcionamento. A morte de três senadores e de funcionários por covid traumatizou o Senado, por isso o trabalho presencial foi suspenso. Eduardo Gomes lembrará na questão de ordem regras do Senado e da Justiça que limitam o trabalho remoto, em tempos da pandemia. Há a opção de CPI semipresencial, considerada impraticável, só com senadores, depoentes e servidores já vacinados fora de grupos de risco.

Malandra

É uma manobra malandra a discussão sobre se o Senado pode investigar prefeitos e governadores suspeitos de desviar... recursos federais. Se o TCU, órgão auxiliar do Poder Legislativo, pode investigar corrupção de dinheiro da União, Senado e Câmara também podem.

Na liderança

A Fiocruz será o maior fornecedor de vacinas contra covid no Brasil, com 222,4 milhões de doses contratadas. À frente do Butantan (130 milhões), Pfizer (100 milhões) e Moderna (63 milhões).

Para inglês ver

O Brasil pagou à Covax Facility, iniciativa da OMS, por 42,5 milhões de doses da vacina contra a covid. Se cumprir o trato, a Covax será apenas o 5º maior fornecedor, atrás de Fiocruz, Butantan, Pfizer e Moderna.

Muita estrada

Se de fato for instalada, a CPI da covid terá prazo de 90 dias para investigar. Depois o relatório vai ao plenário e suas conclusões remetidas ao Ministério Público, para eventuais ações cíveis e criminais.

 

Contra a maré

Só o lobby bilionário de distribuidoras explica defesa das termelétricas na geração de energia no Brasil. Enquanto burocratas tentam manter o país no atraso, a alta na venda de painéis solares elevou receitas de apenas uma fornecedora em âmbito global em 26,14%, para US$4,5 bilhões.

Frase

"A covid não sabe quando é sábado, domingo ou feriado", Senador Chico Rodrigues defende seu projeto que obriga vacinação todos os dias da semana.

 

Comentários

Últimas notícias