COLUNA DO ESTADÃO

Força Nacional promete volta à normalidade no Amazonas, que vive onda de violência

O comandante da Força Nacional, coronel Aginaldo de Oliveira, afirmou à coluna que "urge uma ação eficiente" na região, em especial, na capital Manaus

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 08/06/2021 às 7:02
Notícia
X

Diante da escalada da violência no Amazonas durante o fim de semana, o comandante da Força Nacional, coronel Aginaldo de Oliveira, afirmou à coluna que "urge uma ação eficiente" na região, em especial, na capital Manaus. O governador do Estado, Wilson Lima (PSC), solicitou ao governo federal o emprego da Força Nacional e foi atendido pelo presidente Jair Bolsonaro, no início da noite de ontem. A expectativa agora é de que a operação das tropas na região dure por 30 dias. "Frente à Força, a criminalidade não avança", afirmou Oliveira.

Parceria

"Tenho certeza de que, junto com o aparato de segurança do Estado, vamos, no tempo mais breve possível, voltar à normalidade", afirmou Oliveira, que não vislumbra a possibilidade de rebeliões em presídios do Amazonas.

Pera aí

Governadores ficaram com a expectativa de que Lima entre com pedido de habeas corpus no STF para evitar a CPI.

Fator...

Jair Bolsonaro disse a interlocutores na última semana ter batido o martelo: André Mendonça será o seu indicado ao STF, e Augusto Aras reconduzido à PGR. A expectativa de aliados é de que o anúncio seja feito nesta semana.

…surpresa?

Mais ou menos duas semanas atrás, porém, Bolsonaro disse a um aliado que tinha 80% de chances de indicar Mendonça; 19%, Humberto Martins; e 1% para um nome "improvável". Ou seja...

Passou...

Fortemente contemplado por emendas, o presidente da CPMI das Fake News, senador Angelo Coronel (PSD-BA), disse à Coluna que apoiadores bolsonaristas não tentaram obstruir os trabalhos. Segundo ele, foi apenas uma "articulação política".

...pano

"Isso aí é direito que cada depoente tem. Articular pra não comparecer ou votar para a pessoa aliada não aparecer", disse. Mensagens obtidas pela PF apontam que bolsonaristas trabalharam para derrubar a convocação de João Bernardo Barbosa, que seria sócio do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Fala...

Recebidos no Planalto, prefeitos de todo o País relataram a Flávia Arruda que algumas cidades estão gastando até 30% de seus orçamentos com saúde, principalmente nos atendimentos aos pacientes com sequelas da covid-19.

...que eu te escuto

A ministra da Secretaria de Governo ficou de encaminhar as solicitações dos municípios: financiamento da saúde, adequação do Plano Nacional de Imunização, alternativas para a mobilidade urbana e a continuidade do auxílio emergencial.

Boa...

Projeto de Cris Monteiro (Novo) aprovado na Câmara de São Paulo tem por objetivo reduzir a evasão escolar. "É preciso reverter o quanto antes essa exclusão. Caso contrário, podemos ter toda uma geração perdida, sem estudos e sem condições de progresso", diz a vereadora.

...causa

O projeto institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar. Falta a sanção do prefeito. Entre outras iniciativas, o texto prevê ações para tornar as aulas mais atrativas e o acompanhamento dos alunos por meio do celular.

Boa, professor

Tite lembrou ao País que Bolsonaro e cia. não são donos da camisa verde e amarela da seleção nacional.

Tags

Autor