Opinião

CPI bota querosene na chama do impeachment de Bolsonaro

Enquanto no PT ainda há quem mantenha cautela diante da "hipótese Hamilton Mourão", a chama do impedimento se alastra da esquerda até a direita. Veja os destaques da Coluna do Estadão, por Alberto Bombig

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 28/06/2021 às 7:00 | Atualizado em 28/06/2021 às 7:58
Notícia
X

O desfecho da CPI da Covid ainda é incerto, mas ela já cumpriu um dos objetivos esperados por parte dos adversários de Jair Bolsonaro: botou querosene na lamparina do impeachment, bruxuleante após Lula ter recuperado os direitos políticos. Enquanto no PT ainda há quem mantenha cautela diante da "hipótese Hamilton Mourão", a chama do impedimento se alastra da esquerda até a direita. João Amoêdo esteve com Eduardo Leite: "Fiz a ele a observação sobre a importância, na minha avaliação, da defesa do impeachment", disse Amoedo.

Força

O grupo dos influenciadores evangélicos têm em suas contas de Twitter, Facebook, Instagram e Youtube 140 milhões de seguidores.

Será?

Em privado, no centro e na "direita democrática" (refratária ao presidente) ganha corpo a tese de que o
impeachment seria uma maneira de quebrar a polarização Lula-Bolsonaro, por meio da qual os dois polos se retroalimentam.

Diálogo

O encontro foi no domingo, 27, no Rio. Segundo Amoêdo (Novo), ele e o governador do Rio Grande do Sul também conversaram sobre a importância da construção de uma "terceira via" eleitoral para 2022.

Diálogo 2

Presidenciável tucano, Eduardo Leite esteve no Rio a convite de Otavio Leite para debater as prévias do PSDB. O governador também se encontrou com Luciano Huck.

Outro

O Movimento Vem Pra Rua protocola hoje mais um pedido de impeachment de Bolsonaro.

 

Vou...

Na esquerda, a ideia também vigora. "O impeachment hoje é mais provável do que era e se tornou possível (após o depoimento dos irmãos Miranda à CPI)", disse o governador Flávio Dino (PSB-MA).

...desenhar

"São três situações: a falta de atuação e atraso para a compra de vacinas, o interesse e o estímulo ao uso da cloroquina (único no mundo) e essa atitude, no mínimo, benevolente para favorecer a vacina indiana", afirma Dino.

Lição...

Ex-mentor para a área econômica na breve aventura de Luciano Huck como presidenciável, Armínio Fraga dará uma palestra online na Fundação Ulysses Guimarães, do MDB.

...de casa

Simone Tebet (MS), presidenciável do MDB, também falará no evento, hoje, 28.

Centro...

Levantamento da consultoria Bites com 31 dos mais importantes influenciadores evangélicos mostra que das 34 mil publicações deles nas redes sociais desde janeiro, só 4% eram de críticas a Lula ou em defesa
de Bolsonaro.

 

...religioso?

"Esse silêncio dos líderes digitais mostra a existência de um centro evangélico que ainda precisa
ser conquistado", diz Manoel Fernandes, diretor da Bites. Para ele, Bolsonaro deveria se preocupar, principalmente, com o silêncio do bispo Edir Macedo, da Universal, nas redes.

Tags

Autor