Opinião

CPI da Covid: Bolsonaro em baixa no jogo das redes sociais

O interesse pela CPI da Covid ganhou novo fôlego nas redes sociais com as suspeitas de corrupção na compra de vacinas pelo governo Jair Bolsonaro. Leia a opinião de Alberto Bombig

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 12/07/2021 às 7:10 | Atualizado em 12/07/2021 às 7:11
Análise
X

O interesse pela CPI da Covid ganhou novo fôlego nas redes sociais com as suspeitas de corrupção na compra de vacinas pelo governo Jair Bolsonaro. Levantamento feito pela consultoria Bites a pedido da Coluna aponta que, desde o depoimento dos irmãos Miranda, em 25 de junho, foram 7,88 milhões de menções à comissão em postagens no Twitter, publicadas por 795 mil usuários. Há grande recorrência de expressões negativas para o governo e servidores da Saúde, como lavagem de dinheiro, pedido de propina e também corrupção passiva.

 

O levantamento mostra que, antes mesmo de concluídas as apurações da CPI e de eventuais investigações do Ministério Público, Bolsonaro, ao menos no importante jogo das redes, também já está sendo associado a malfeitos. Mais recentemente, a prisão de Roberto Dias registrou outro pico de engajamento: 771 mil menções na última quarta-feira e 731 mil na quinta-feira, respectivamente.

Fogo cruzado

Houve contra ataque dos bolsonaristas, claro, que centraram fogo nos senadores mais críticos a Jair Bolsonaro, como Renan Calheiros e Omar Aziz. Tweets de governistas tentando detratar os oposicionistas e acusadores foram os que mais receberam engajamento de apoiadores do presidente.

Diz aí

O dia seguinte ao depoimento dos irmãos Miranda também representou pico no número de buscas sobre Jair Bolsonaro no Google nos últimos 30 dias.

Capoeira

Deputado da base governista costuma dizer que Jair Bolsonaro é o único político capaz de dar "rabo de arraia" com a maior naturalidade em qualquer lugar e dentro de qualquer circunstância.

Capoeira 2

Prossegue esse deputado: é impossível imaginar a reação do atual presidente diante de um impeachment com base na régua estabelecida pelos antecessores dele que já foram alvos da medida.

Fifa

Gianni Infantino, em passagem pelo Rio para a final da Copa América, relatou que tem acompanhado com preocupação a crise envolvendo a CBF. Segundo interlocutores do presidente da Fifa, ele vê com apreensão o afastamento de Rogério Caboclo pela diretoria.

A ver

Relatórios em poder de Infantino condenam o afastamento e apontam o risco de um "efeito cascata" em
outras entidades.

Ponto...

Levantamento da ONG Aliança Nacional LGBTI mostra que há 28 projetos favoráveis ao respeito à diversidade na Câmara dos Deputados. A maioria, 16, está parada.

...de...

"Enquanto projetos em favor da população LGBT andam a passos de tartaruga, a violência e os crimes de ódio caminham a passos de leão", diz o presidente da ONG, Toni Reis.

...atenção

O preocupante para a comunidade LGBTI é o avanço de textos que trazem riscos ao combate à homofobia. Segundo a Defensoria Pública, esses tramitam com rapidez.

Tags

Autor