Pesquisas: Lula pode ter batido no 'teto'
Em linhas gerais, os levantamentos indicam que o petista está perto do mesmo patamar em que se encontrava nas pesquisas no início de 2006 (em torno de 40%), quando ocupava o Planalto e se preparava para disputar sua última eleição presidencial
Batidas no liquidificador, as mais recentes rodadas de pesquisas eleitorais produzem um suco amargo para Jair Bolsonaro e azedo para a "terceira via", mas não necessariamente aveludado para Lula. O petista saboreia a liderança em todos os cenários. Quem enxerga longe, no entanto, vê sinais de que ele pode ter batido no teto. No levantamento do Datafolha, por exemplo, Lula oscilou um ponto para baixo de julho até aqui e está com 44% no principal cenário de primeiro turno. O petista teve desempenho parecido na PoderData: de 39% para 37%.
Dados
Na pesquisa Atlas Político, também deste mês, Lula oscilou de 39.1% para 40.6%. Em linhas gerais, os levantamentos indicam que o petista está perto do mesmo patamar em que se encontrava nas pesquisas no início de 2006 (em torno de 40%), quando ocupava o Planalto e se preparava para disputar sua última eleição presidencial.
De lá...
A boa lembrança para o PT é que Lula foi reeleito em 2006. A má é que o mensalão ainda estava longe de ser julgado (e condenado) pelo Supremo. De lá pra cá, o desgaste do petista e do PT só cresceu.
...cá
Vieram o governo Dilma Rousseff e sua crise econômica, o escândalo da Petrobras, a Lava Jato, a prisão de Lula e tantos outros pepinos, que se refletem no alto grau de rejeição do ex-presidente.
Dados 2
A título de comparação, em maio de 2006, Lula tinha 27% de rejeição no Datafolha, que hoje dá a ele
rejeição de 38%.
Eu vou?
Questionado sobre o convite do Novo, Luiz Felipe d'Avila disse estar avaliando como sua entrada no jogo
poderá ajudar a construir uma terceira via. Antes de aceitar convites, é preciso ter afinidade de propósitos, que é a construção da terceira via, não vejo outra saída para o Brasil, acho que essa polarização será nefasta para o País", disse ele a Antonio Lavareda.
Órfãos...
A deputada estadual Marina Helou (Rede-SP) quer que o Estado estabeleça uma política compensatória para crianças que perderam pais ou familiares para a covid-19.
...da pandemia
Projeto apresentado por ela na Assembleia-SP, prevê a auxílio de R 500 até o alcance da maioridade para
crianças de famílias cuja renda familiar não seja superior a três salários mínimos.
Girl...
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou projeto da vereadora Cris Monteiro (Novo) que cria o Selo Empresa Amiga da Mulher, destinado a empresas que se destacam no cumprimento de metas de valorização da mulher.
...power
"O Banco Mundial mostra que incentivos à adoção de políticas públicas voltadas à inclusão da mulher
são cruciais para atingir a igualdade de gênero na economia", diz Cris.
Pronto, Falei!
"A violência política só vai acabar quando cada um de nós tiver tolerância zero com a intolerância, com
ataques e ameaças pessoais", deputada federal, Tabata Amaral (PSB-SP), sobre ter sido atacada.