Prévias presidenciais do PSDB se acirram com disputa por votos do Sul
O cenário é de disputa acirrada entre os dois favoritos, João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), especialmente pelos votos do Sul e da bancada federal
Após Eduardo Leite ter intensificado as articulações em busca de apoios, estão ganhando tração as campanhas das inéditas prévias presidenciais do PSDB. O cenário é de disputa acirrada entre os dois favoritos, João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), especialmente pelos votos do Sul e da bancada federal. Com base em projeções internas do partido, Leite contaria hoje com a maioria dos votos no seu Rio Grande do Sul e no Paraná e estaria em viés de alta em Santa Catarina. A estratégia de Doria é reforçar suas ações para, no mínimo, rachar o Sul.
- Eduardo Leite diz que múltiplas pré-candidaturas a presidente pelo PSDB são sinal de força do partido
- 'Eles escondem rachadinha, Mensalão, Petrolão. Eu não tenho nada a esconder', diz Eduardo Leite, sobre homossexualidade
- João Doria vai a Brasília em busca de votos para as prévias do PSDB
- Doria assume que antipetismo será linha 'predominante' de sua campanha em 2022
Pisando...
Leite fez no sábado, 25, uma incursão importante no território do governador de São Paulo: estava com a militância tucana em São José dos Campos, base histórica do ex-governador Geraldo Alckmin.
...de mansinho
Doria, por sua vez, vai pelas beiradas no Sul, buscando os votos de lideranças consideradas "médias" na ordem de grandeza dos tucanos.
Calculadora
Dentro da bancada federal (32 deputados), a contagem de votos também é apertada. Além de Leite e Doria, Tasso Jereissati e Arthur Virgílio Neto também concorrem nas primárias, marcadas para novembro deste ano.
Timing
Está causando grande incômodo no PSDB a pré-campanha de Fernando Alfredo ao Senado. José Serra, dono da vaga e um dos fundadores do partido em 1988, está afastado para tratamento médico.
Prioridades
Preocupada com a cláusula de barreira, a Rede só deverá ter candidato a governador, em 2022, em apenas um Estado. Em 2018, foram 11.
Ele sim
No Amapá, onde o senador Randolfe Rodrigues está bem posicionado e é a opção. Em São Paulo, a Rede não deverá lançar candidatos nem para o governo nem para o Senado.
Match
Dirigentes da Rede em São Paulo têm conversado com os pré-candidatos ao Bandeirantes, mas hoje o partido estaria mais próximo de Geraldo Alckmin, de saída do PSDB.
Tanque cheio
Impulsionado pelas verbas do "tratoraço", como mostrou o Estadão, Rogério Marinho lançou no final de semana sua pré-candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Norte "Entendemos que não podemos fugir dessa responsabilidade", afirmou o ministro ao jornal Tribuna do Norte.
Mais...
Advogados apontam avanços no projeto que muda o reconhecimento fotográfico de suspeitos de crime, pronto para ser votado no Senado, de Marcos do Val (Podemos-ES).
...segurança
"Descontrolado como está, o reconhecimento tem se prestado a servir de justificativa para prisões e condenações, muitas revertidas posteriormente", diz o criminalista Renato Stanziola Vieira.
Mais...
"Devido à falibilidade da memória, há casos de injustiça gerados a partir de reconhecimentos equivocados", diz o criminalista Conrado Gontijo.
...etapas
Segundo Vieira, as novidades do texto são a previsão de ilicitude probatória, caso as regras previstas não sejam seguidas, e de insuficiência probatória para condenação se não houver outras provas.
* Com Matheus Lara e Pedro Venceslau.
PRONTO, FALEI!
Marco Vinholi
Presidente estadual do PSDB-SP
"Márcio França, que quebrou o Estado, repete a fórmula derrotada das eleições de 2018 e de 2020. Pelo visto, vai pedir música no Fantástico em 2022."