COLUNA DO ESTADÃO

Prévias presidenciais do PSDB se acirram com disputa por votos do Sul

O cenário é de disputa acirrada entre os dois favoritos, João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), especialmente pelos votos do Sul e da bancada federal

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 27/09/2021 às 7:00 | Atualizado em 27/09/2021 às 7:49
Notícia
X

Após Eduardo Leite ter intensificado as articulações em busca de apoios, estão ganhando tração as campanhas das inéditas prévias presidenciais do PSDB. O cenário é de disputa acirrada entre os dois favoritos, João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), especialmente pelos votos do Sul e da bancada federal. Com base em projeções internas do partido, Leite contaria hoje com a maioria dos votos no seu Rio Grande do Sul e no Paraná e estaria em viés de alta em Santa Catarina. A estratégia de Doria é reforçar suas ações para, no mínimo, rachar o Sul.

Pisando...

Leite fez no sábado, 25, uma incursão importante no território do governador de São Paulo: estava com a militância tucana em São José dos Campos, base histórica do ex-governador Geraldo Alckmin.

...de mansinho

Doria, por sua vez, vai pelas beiradas no Sul, buscando os votos de lideranças consideradas "médias" na ordem de grandeza dos tucanos.

Calculadora

Dentro da bancada federal (32 deputados), a contagem de votos também é apertada. Além de Leite e Doria, Tasso Jereissati e Arthur Virgílio Neto também concorrem nas primárias, marcadas para novembro deste ano.

Timing

Está causando grande incômodo no PSDB a pré-campanha de Fernando Alfredo ao Senado. José Serra, dono da vaga e um dos fundadores do partido em 1988, está afastado para tratamento médico.

Prioridades

Preocupada com a cláusula de barreira, a Rede só deverá ter candidato a governador, em 2022, em apenas um Estado. Em 2018, foram 11.

Ele sim

No Amapá, onde o senador Randolfe Rodrigues está bem posicionado e é a opção. Em São Paulo, a Rede não deverá lançar candidatos nem para o governo nem para o Senado.

Match

Dirigentes da Rede em São Paulo têm conversado com os pré-candidatos ao Bandeirantes, mas hoje o partido estaria mais próximo de Geraldo Alckmin, de saída do PSDB.

Tanque cheio

Impulsionado pelas verbas do "tratoraço", como mostrou o Estadão, Rogério Marinho lançou no final de semana sua pré-candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Norte "Entendemos que não podemos fugir dessa responsabilidade", afirmou o ministro ao jornal Tribuna do Norte.

Mais...

Advogados apontam avanços no projeto que muda o reconhecimento fotográfico de suspeitos de crime, pronto para ser votado no Senado, de Marcos do Val (Podemos-ES).

...segurança

"Descontrolado como está, o reconhecimento tem se prestado a servir de justificativa para prisões e condenações, muitas revertidas posteriormente", diz o criminalista Renato Stanziola Vieira.

Mais...

"Devido à falibilidade da memória, há casos de injustiça gerados a partir de reconhecimentos equivocados", diz o criminalista Conrado Gontijo.

...etapas

Segundo Vieira, as novidades do texto são a previsão de ilicitude probatória, caso as regras previstas não sejam seguidas, e de insuficiência probatória para condenação se não houver outras provas.

* Com Matheus Lara e Pedro Venceslau.

PRONTO, FALEI!

Marco Vinholi

Presidente estadual do PSDB-SP

"Márcio França, que quebrou o Estado, repete a fórmula derrotada das eleições de 2018 e de 2020. Pelo visto, vai pedir música no Fantástico em 2022."

Tags

Autor