COLUNA DO ESTADÃO

Depoimento de Luciano Hang fez o jogo virar a favor dos bolsonaristas e contra a CPI da Covid no Twitter

Até as 17h da quarta-feira (29), cerca de 465 mil tuítes foram publicados com protagonismo do engajamento à direita

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 30/09/2021 às 7:00 | Atualizado em 30/09/2021 às 13:47
Notícia
X

O depoimento de Luciano Hang fez o jogo virar a favor dos bolsonaristas e contra a CPI da Covid no Twitter, de acordo com dados da consultoria Bites levantados a pedido da Coluna. Até as 17h da quarta-feira (29), cerca de 465 mil tuítes foram publicados com protagonismo do engajamento à direita. O nome do depoente e a hashtag #CPIdoCirco dominaram os trending topics. Em picos de interação anteriores desde o início da comissão, a responsável por aumentar a temperatura online tinha sido a esquerda, ofuscada nesta quarta pelos bolsonaristas.

Topo

O volume de citações à CPI durante o depoimento foi maior que a média de 219 mil diárias desde a instalação da comissão, mas não supera os seis maiores picos, quando figuras como Eduardo Pazuello, Fábio Wajngarten e Mayra Pinheiro depuseram.

Cansou?

Para a Bites, além de demonstrar dificuldade da esquerda em se manter pautando o debate, o clima nas redes é resultado da estratégia do próprio Hang, que inflamou seguidores contra a CPI desde o dia de sua convocação.

Fogo

Começou quando Hang divulgou vídeo em tom de deboche segurando uma algema, dizendo que os senadores não precisariam gastar dinheiro comprando uma para ele. À comissão ele disse que tinha sido uma brincadeira.

Ondas

Bolsonaristas aproveitavam momentos bizarros do depoimento de Luciano Hang, como a exibição de vídeo institucional de sua rede de lojas.

Ondas 2

Enquanto opositores do governo viam absurdo por parte da comissão em permitir a exibição do vídeo, aliados celebravam, mantendo ataques também à comissão.

Vamos...

Neste início de segundo mandato, Augusto Aras levantará como bandeira de sua gestão, no aspecto interno, a busca por maior diálogo e unidade do Ministério Público.

...juntos

Em evento de entidades do setor hoje, 30, em Gramado (RS), o PGR pretende tocar em pontos como pluralidade e respeito na instituição. O tema do encontro é "O Ministério Público de uma Nova Era: Reflexões e Projeções".

Paper

Em meio à disputa do Centrão pelo controle do Banco do Nordeste (BNB), um documento sigiloso da própria instituição está incendiando os grupos de WhatsApp do bloco.

Paper 2

O documento cita investigações contra assessores do presidente Romildo Rolim: Bruno Roberto e Gustavo Brasil Passos. Ambos aparecem com salário de R$ 50 mil/mês nos cargos de assessores especiais da presidência.

Laços

Bruno Roberto é filho do deputado Wellington Roberto (PL-PB), que também teria indicado Passos. Segundo o documento, ambos nunca são vistos no gabinete da presidência do BNB, em Fortaleza.

Laços 2

"Os dois têm muitas atividades fora do escritório ou em Brasília", diz Evangelina Aragão, superintendente do banco

Ditar-te-ei

Autor de cartas que fizeram história na política e poeta diletante, Michel Temer não manuscreve nem digita as produções de sua lavra. O ex-presidente vai ditando e um programa de computador transforma tudo em texto. Até as famosas mesóclises a máquina entende e registra.

* COM MATHEUS LARA

PRONTO, FALEI!

Rodrigo Maia (sem partido)

Secretário de Projetos e Ações do governo de SP

"Lira pode contribuir (para evitar o aumento dos combustíveis) se aprovar o Orçamento incluindo o novo Bolsa Família e precatórios dentro do teto."

Tags

Autor