SENADO

Luciano Hang reforça postura negacionista em depoimento na CPI da Covid

O empresário Luciano Hang reforçou uma postura negacionista ao depor, defendendo teses combatidas por especialistas e autoridades sanitárias

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 29/09/2021 às 18:15 | Atualizado em 29/09/2021 às 19:19
Notícia
X

O empresário Luciano Hang reforçou uma postura negacionista ao depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, nesta quarta-feira (29), defendendo teses combatidas por especialistas e autoridades sanitárias. Hang afirmou que não se vacinou contra a covid-19 porque supostamente teria imunidade natural.

"Eu não tomei vacina porque eu tenho índice de anticorpos altíssimo", disse o empresário ao ser questionado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). "Eu tenho neutralizante natural", afirmou Hang, mostrando um papel com exame médico. O mesmo argumento foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro, que também não se vacinou.

Luciano Hang disse que acredita na vacina, apesar de não ter se imunizado. O empresário confirmou ter tomado medicamentos antes mesmo de contrair covid e se submetido a um tratamento precoce quando foi diagnosticado com a doença.

Hang comparou a ação de remédios sem eficácia contra a covid com a vacina, ao afirmar que pessoas vacinadas também podem contrair a doença e que os medicamentos, por sua vez, "fortalecem a célula". Ao ser questionado, Hang admitiu que incentivou o tratamento precoce e financiou a compra de medicamentos para hospitais.

Durante o depoimento, senadores exibiram vídeos e declarações de Luciano Hang promovendo aglomerações dentro da própria loja e criticando medidas de isolamento social adotadas por Estados e municípios. Ao responder os parlamentares, o empresário confirmou as posturas que adotou, mas negou que tenha cometido crimes e disse que a CPI estava criando uma narrativa.

O senador Humberto Costa (PT-CE) afirmou que o empresário será processado por crimes previstos no Código Penal, como a exposição de outras pessoas a risco e descumprimento de medidas preventivas. Costa classificou o empresário como "sócio" das mortes por covid. "Ele é um investigado confesso. Ele confessou tudo, confirmou tudo"

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), por sua vez, sugeriu que o Ministério Público e os pacientes que tomaram medicamentos sem eficácia e tiveram efeitos colaterais acionem a Justiça para pedir pagamento de indenização a Luciano Hang.

Tags

Autor