Coluna do Estadão

"Passaporte da vacina" dá gás a Bolsonaro nas redes

Com Bolsonaro mais sossegadinho, a direita radical tem centrado seus ataques em temas relativos à imunização contra a covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 12/10/2021 às 7:03
Análise
X

Mesmo antes de Jair Bolsonaro ter tomado cartão vermelho na Vila Belmiro, o passaporte da vacina já vinha municiando a militância favorável ao presidente nas redes sociais. Com Bolsonaro mais sossegadinho, a direita radical tem centrado seus ataques em temas relativos à imunização contra a covid-19, incluindo também a vacinação de adolescentes, segundo levantamento feito pela .MAP, agência de análise de dados e mídias. O tema "vacina" terminou a primeira semana deste mês com apoio de 45% nas redes, o mais baixo na pandemia.

Gás e fumaça

Chama a atenção o próprio Bolsonaro ter divulgado em suas redes o perrengue na Vila Belmiro, talvez já ciente de que o tema "passaporte" mobilizava sua base nas redes sociais. O que para muitos seria um constrangimento, ser barrado em um estádio de futebol, para Bolsonaro vira combustível de engajamento de sua militância nas redes sociais. E, claro, para o presidente, melhor o País falar de passaporte sanitário do que de inflação alta, crise energética, sopa de osso, dólar alto etc.

Sem...

Desde o episódio da carta escrita por Michel Temer, Bolsonaro tem evitado os ataques às instituições e
aos adversários de carne e osso, em busca de um refresco do Supremo.

...trégua

Mas a máquina bolsonarista das redes sociais não descansa nunca: os temas relacionados à pandemia e à reta final da CPI da Covid se tornaram o principal alvo de ataques.

Onda

O resultado negativo em relação às vacinas se dá pelo grande volume de críticas publicadas pela direita
bolsonarista (influenciadores, políticos, partidos e opinião pública), responsável por 48,6% dos comentários sobre vacina nesse período do início do mês.

Lucidez

Na opinião pública não militante, o apoio segue elevado: 71% dos comentários são favoráveis à imunização dos brasileiros.

Cartão vermelho

As polêmicas de Bolsonaro engajam também a esquerda petista, que passou o domingo (10) e a segunda-feira (11) comentando o cartão vermelho ao presidente.

Dream...

Estão cada vez mais quentes as eleições na OAB-SP. A candidatura de Dora Cavalcanti, em uma demonstração de força, anunciará que, se vencer, montará uma espécie de "conselhão" na seccional paulista da entidade.

...team

Claudia Luna, Celso Vilardi, Renan Quinalha, Flávia Rahal, Fábio Tofic, Pierpaolo Bottini e José Luís de Oliveira Lima estão entre os nomes a serem anunciados por Dora.

Troca tudo

Como mostrou a Coluna, o movimento 133, oposição na OAB-SP, apresentou a advogada Patricia Vanzolini como candidata, invertendo posição com Leonardo Sica, que agora será o vice.

União e...

A Embaixada da Suécia promove, de 25 de outubro a 12 de novembro, o Semanas de Inovação Suécia-Brasil, com especialistas dos dois países em debates sobre bioeconomia, cidades sustentáveis, saúde, mineração e aeronáutica.

...inovação

São Paulo é a segunda cidade industrial mais importante para os suecos (atrás de Gotemburgo). O site do evento transmitirá a programação.

Tags

Autor