COLUNA DO ESTADÃO

Racha na cúpula da CPI da Covid faz governo Bolsonaro ver brecha para minar força de Renan

O sismógrafo do Planalto detectou pela primeira vez um abalo considerável no bloco que vem comandando a CPI da Covid

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 19/10/2021 às 7:00
Notícia
X

O sismógrafo do Planalto detectou pela primeira vez um abalo considerável no bloco que vem comandando a CPI da Covid, no Senado. É justamente por essas rachaduras abertas pelo chacoalhão que os governistas começaram a enxergar alguma possibilidade de enfraquecer o relatório de Renan Calheiros (MDB-AL) e até mesmo de derrotá-lo. A estratégia, claro, não tem nada de inovadora: "recompensar" com benesses integrantes da CPI que estiverem dispostos a analisar com carinho, digamos assim, os argumentos do Ministério da Saúde e do Planalto. Como esse método já se mostrou eficiente em outros momentos semelhantes, um clima de desconfiança já está instalado na CPI.

CACAU

Em ano pré-eleitoral, os "argumentos" do Planalto para suavizar a intensidade da pancada sobre Bolsonaro têm potencial de convencer até integrantes do G-7, avalia um conhecedor dos bastidores do Senado e da comissão.

SARRAFO ALTO

Aliás, integrantes do bloco governista apostam que, se o clima de saloon de bangue-bangue, onde ninguém confia em ninguém, se alastrar pelo G-7, o racha poderá atingir até a cúpula diretiva: sonham até com o rompimento entre Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros.

BOLETO

A tática do governo não inclui apenas oferecer benesses administrativas e orçamentárias, mas também cobrar faturas atrasadas...

BOLETO 2

Quem tem nomeações em qualquer cargo da estrutura federal que se prepare...

MARTELO...

Pelo menos dois prefeitos confirmaram à Coluna terem sido convidados para a cerimônia de filiação de Rodrigo Pacheco ao PSD, prevista para a próxima semana.

...BATIDO

O projeto do PSD, de Gilberto Kassab, para o futuro de Pacheco inclui a construção de uma candidatura do atual presidente do Senado ao Planalto já no ano que vem.

PALAVRA

Pacheco (MG) também foi sondado pelo União Brasil (fusão de seu DEM com o PSL) para um projeto presidencial Porém, o senador já está apalavrado com Kassab, conhecido no meio político por honrar seus compromissos.

SIGILO

A PF concluiu a investigação sobre a live em que Bolsonaro acusou a existência de fraude nas urnas eletrônicas. A bola agora está (parada) nos pés de Alexandre de Moraes...

SOM

Eduardo Leite decidiu mesmo fazer do pandeiro uma marca pessoal. O tucano, pré-candidato a presidente, lançou seu jingle para as prévias do PSDB calcado no instrumento musical, citado, inclusive, na letra da cançãozinha.

CIÊNCIA

A Assembleia paulista terá, a partir de amanhã, uma Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial. O grupo será formado por 21 deputados de 12 partidos e coordenado por Sérgio Victor (Novo).

* Com Matheus Lara.

Pronto, falei!

Daniel José (Novo)

Deputado estadual de SP

"Chamar padres de ‘pedófilos’, ‘vagabundos’ e ‘safados’ em plenário não só empobrece, como também marginaliza a função de deputado estadual."

Tags

Autor