COLUNA DO ESTADÃO

Para aliados, Bolsonaro acerta ao buscar refúgio na agenda 'conservadora raiz'

O núcleo mais restrito em torno de Jair Bolsonaro diz que ele está conseguindo estancar a sangria desatada de sua popularidade após ter retomado fortemente a "agenda conservadora raiz"

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 08/12/2021 às 7:00
Notícia
X

O núcleo mais restrito em torno de Jair Bolsonaro diz que ele está conseguindo estancar a sangria desatada de sua popularidade após ter retomado fortemente a "agenda conservadora raiz", principalmente no campo dos costumes: acenos aos religiosos (evangélicos à frente), críticas ao conteúdo do Enem e aos movimentos em prol da diversidade sexual, além de novos ataques às medidas restritivas à circulação na pandemia. O presidente estaria começando a recuperar eleitores que viraram as costas para ele. O estado do paciente ainda é grave, mas Bolsonaro pode ter reencontrado o caminho ou ao menos desviado a atenção dos brasileiros das dificuldades na economia, afirma um aliado dele.

AINDA...

Pesquisa que estava em fase de conclusão nesta terça-feira, 7, deverá confirmar essa melhora na avaliação de Jair Bolsonaro, impulsionada por índices das Regiões Sul e Sudeste, pelos mais ricos e pelos conservadores. Por isso, quem conhece bem Bolsonaro diz que ele não está disposto a ceder mais na batalha em torno do passaporte da vacina.

...PULSA

Entre os defensores do passaporte vacinal, há forte expectativa de que o ministro Luís Roberto Barroso determine ao governo federal a obrigatoriedade da medida. Ou seja, os atritos devem continuar.

TENSÃO

Barroso é o relator no Supremo da ação da Rede pela efetividade da estratégia recomendada pela Anvisa para a entrada de viajantes no Brasil. Vence nesta quarta-feira, 8, o prazo que o ministro deu para o governo justificar sua decisão de não adotá-la.

FOI DRIBLADA?

Deputados e senadores avaliam em privado que o documento revelado pelo Estadão, desmentindo a versão da cúpula do Congresso de que não há registros sobre as indicações de parlamentares agraciados no esquema do orçamento secreto, deixou a ministra Rosa Weber em situação bastante delicada.

BINGO!

A decisão da ministra do STF pela liberação das emendas deu ao relator do Orçamento, Hugo Leal, um cheque gordo: R$ 16 bilhões. Nada mau para um ano eleitoral.

QUASE LÁ

O Ministério Público concluiu a análise da fusão PSL-DEM e encaminhou o processo para o relator no TSE, Edson Fachin, com sinal verde para o União Brasil. "Não há nas disposições do novo Estatuto nada que conflite com normas legais ou constitucionais", diz o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco.

NOVA...

Ciro Gomes decidiu parar de fazer de conta que Sérgio Moro não é um problema para sua candidatura.

...ROTA

A partir de janeiro, Ciro cumprirá agendas em diferentes regiões do Sudeste. A estratégia dos pedetistas é propagar a imagem de Moro como um candidato sem proposta e insistir na ideia de um debate público entre ambos. De seu lado, Moro tem articulado visitas a redutos bolsonaristas no populoso interior paulista.

PRONTO, FALEI!

Bruna Brelaz

Presidente da UNE

"MP do Prouni é preocupante porque abre porteiras para conglomerados educacionais sem nenhum tipo de fiscalização ou transparência e não garante contrapartidas."

Tags

Autor