COLUNA DO ESTADÃO

Pesquisa indica potencial de Sergio Moro entre os eleitores do grupo ‘nem-nem’ para as eleições 2022

Pesquisa Quaest feita com exclusividade para a Coluna do Estadão mostra o potencial de votos de Moro entre os eleitores que até agora não admitem votar em Lula ou em Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 12/12/2021 às 11:13 | Atualizado em 12/12/2021 às 11:19
Notícia
X

Pesquisa Quaest feita com exclusividade para a Coluna mostra o potencial de votos de Sergio Moro (Podemos) entre os eleitores que até agora não admitem votar em Lula (PT) ou em Jair Bolsonaro (PL), os dois melhores colocados segundo os mais recentes levantamentos. Os entrevistados foram perguntados pela Quaest se o ex-juiz da Lava Jato deveria ou não concorrer à Presidência da República: 37% responderam positivamente e 50% acham que não. Mas, quando o recorte é feito apenas entre os eleitores que não aceitam nem Lula nem Bolsonaro como opção eleitoral (o famoso e cobiçado grupo "nem-nem"), 55% deles enxergam a decisão de Moro de se candidatar a presidente como acertada.

ELE, NÃO

Os entrevistados que declararam preferir Lula ou Bolsonaro são os que mais rejeitam Moro como candidato ao Planalto: 57% entre os simpatizantes do petista e 52% entre os do atual presidente.

VACAS MAGRAS

Subiu de 14% para 18% o porcentual dos que consideram o desemprego o principal problema do País entre os fatores econômicos, seguido pelo baixo crescimento. Mais detalhes da pesquisa, realizada entre os 2 e 5 de dezembro com 2 037 entrevistas presenciais em todos o País, estão no blog da Coluna do Estadão.

ENCONTRO MARCADO?

Há grande expectativa de que Lula e Geraldo Alckmin posem para uma foto eleitoral durante o jantar de final de ano do grupo jurídico Prerrogativas, dia 19, em São Paulo. Todos os convites já foram adquiridos e a lista de espera só aumenta.

ANATOMIA...

Em almoço recente promovido pela Esfera Brasil, Paulo Guedes relatou a empresários, com fartura de detalhes, como se deu a saída de Salim Mattar do governo Bolsonaro, em agosto de 2020.

...DE UMA...

Mattar teria deixado uma reunião indignado com Bolsonaro, que barrara a privatização da Ceagesp. O presidente teria insinuado que persistiam casos de corrupção na central de abastecimento, apesar dos "gravatinhas" colocados por Mattar na gestão.

...DEMISSÃO

Logo em seguida, Guedes foi almoçar com Mattar, que entregou ao ministro o cargo de secretário especial de Desestatização e Privatização. Segundo o relato, Guedes ameaçou acompanha-lo na decisão. Mas o empresário, dono da Localiza, reagiu: "Você, não. E quem vai cuidar da economia?", teria dito Mattar.

CHAPÉU

O secretário executivo do Ministério da Educação, Victor Godoy Veiga, quer dinheiro para a criação de novos institutos federais no Paraná: enviou ofício ao relator do Orçamento, Hugo Leal (PSD-RJ), pedindo R$ 136,5 milhões a mais para essas despesas.

CHAPÉU 2

Segundo o ofício, cinco novas universidades federais e nove novos institutos deverão constar em projeto de lei do governo federal a ser enviado para o Legislativo.

PRONTO, FALEI!

Felipe d’Avila

Presidenciável do Novo

"O Brasil tem mania de escolher pessoas e de esquecer propostas. Isso cria o autoengano e as desilusões das eleições", em entrevista a Carlos Alberto Di Franco.

Tags

Autor