COLUNA DO ESTADÃO

Minas e Energia tenta criar 200 cargos em nova estatal do governo Bolsonaro

O Ministério de Minas e Energia pediu à pasta da Economia autorização para criar cerca de 200 cargos na Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar)

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 29/01/2022 às 7:00
Notícia
X

O Ministério de Minas e Energia pediu à pasta da Economia autorização para criar cerca de 200 cargos na Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), segundo apurou a Coluna. A binacional é a segunda estatal que nasceu sob o governo Jair Bolsonaro, em setembro de 2021. A ENBpar foi criada apenas para permitir a privatização da Eletrobras e absorver as funções de Itaipu e da Eletronuclear, subsidiárias que precisam ser mantidas sob domínio integral da União devido a exigências legais. A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), no entanto, considerou a solicitação um pouco exagerada e deu aval apenas a 27 cargos.

CABIDE

A estrutura de Itaipu e Eletronuclear não sofrerá nenhuma mudança interna, o que torna questionável a quantidade de cargos solicitados. A pasta não negou ter pedido 200 vagas e informou que solicitou o que julgava ser "suficiente". Ainda disse que o número final de cargos necessários está em análise.

FALANDO NISSO

O ex-deputado federal Aldo Rebelo disse que a proposta defendida por Paulo Guedes de criar um sistema para indicar os padrinhos políticos de indicados para cargos no governo é só mais um capítulo da briga do ministro com o Centrão

PATINETE ELÉTRICO

"A maior madrinha das indicações de diretores do Banco Central e dos secretários de política econômica é a Faria Lima", criticou Rebelo. O governo já tem um sistema interno que identifica os "padrinhos" de indicados.

O QUE É ISSO...

Em negociação para se filiar ao PT e concorrer ao governo do Paraná, Roberto Requião fez duras críticas ao partido e disparou que a fidelidade à sigla deve se dar "com reservas". Ele até pediu desculpas pela "franqueza" a filiados com quem conversou em encontro online esta semana.

...COMPANHEIRO?

"Se o PT é um credo, não tem lugar para mim. Não sou discípulo deste credo", disse Roberto Requião. "Eu era senador, apoiando o governo, mas me opondo à política econômica. Nunca passou pela minha garganta (Henrique) Meirelles, Joaquim Levy e Nelson Barbosa propondo políticas liberais."

VAMOS LÁ

A Frente Nacional de Prefeitos pretende discutir na semana que vem a judicialização do aumento do piso salarial dos professores em 33,24%. Outra opção na mesa é orientar prefeitos a dar reajuste menor.

5 CURIOSIDADES...

Políticos não deixaram de participar da última moda das redes sociais e fizeram listas com cinco peculiaridades de suas vidas. A Coluna mostrará algumas.

...SOBRE MIM

Entre as confissões mais inusitadas, aparece o relato da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) sobre já ter interpretado um cacto em uma peça de teatro.

PRONTO, FALEI!

João Amoêdo

Ex-presidente do Novo

"O presidente Jair Bolsonaro foge da Justiça. Descumprir ordem judicial é crime de responsabilidade. Mais um. Em um país sério, não deveria ficar impune."

Tags

Autor