COLUNA DO ESTADÃO

Fala de Kim Kataguiri sobre nazismo causa mal-estar no Podemos; ala aponta risco para Moro

A repercussão das falas do deputado federal Kim Kataguiri (SP) sobre nazismo causou mal-estar entre lideranças da sigla, na qual o parlamentar do MBL está de chegada

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 11/02/2022 às 7:00
Notícia
X

A repercussão das falas do deputado federal Kim Kataguiri (SP) sobre nazismo causou mal-estar entre lideranças da sigla, na qual o parlamentar do MBL está de chegada. A direção do partido garante que Kim não será barrado, mas se preocupa em como o assunto respinga na pré-candidatura de Sérgio Moro à Presidência da República. Ao mesmo tempo, tenta conter os ânimos de filiados que aconselham repensar tanto a chegada do parlamentar quanto a estratégia de tentar fingir que a polêmica não recai também sobre a sigla. Opositores do deputado federal o acusam de questionar a criminalização do nazismo no país europeu Ele alega, porém, ter se expressado mal e pediu desculpas.

AVALIAÇÃO

"É uma infelicidade ter de assistir a um debate dessa natureza", disse à Coluna o senador Alvaro Dias (Podemos-PR). "Faz mal à democracia. Mas esse tipo de pensamento é algo intransferível. Penso que cada um tem um DNA e deve responder por ele."

ALIADO

"Não existe a possibilidade de ficarmos em um partido sem o Kim", disse o vereador paulistano Rubinho Nunes (Podemos), também uma liderança do MBL. "A Executiva do partido nos garantiu a filiação. Kim Kataguiri jamais defendeu o nazismo, mas sim meios para combatê-lo."

REVISÃO

Para o partido, Kim foi "infeliz", mas a situação foi contornada. "Kim se posicionou absolutamente intolerante em relação ao nazismo, inclusive, por zelo e respeito, fez um pedido público de desculpas pela maneira infeliz com que abordou o tema", diz nota.

REBELIÃO

Após a renúncia da Executiva do PTB, o partido de Roberto Jefferson, atualmente em pé de guerra, vive suspense sobre escolha de seu novo comando. Havia uma reunião agendada para hoje, mas o grupo da atual presidente da legenda Graciela Nienov pediu uma liminar para impedir o evento.

PAPO...

A deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP) discutirá hoje, 11, com a diretoria da Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em Mogi das Cruzes, medidas de inclusão e prevenção à violência, com foco no combate à transfobia. Na última quarta-feira, 9, uma aluna trans foi agredida.

...SÉRIO "A escola, por ser nosso espaço essencial de formação, não pode ser celeiro de intolerância, mas sim de construção de cidadanias", disse a parlamentar à Coluna. A Secretaria de Educação do Estado informou que já apura o caso.

QUEM SOU EU?

Depois de cogitar medidas de desoneração de impostos para impulsionar a reindustrialização, Paulo Guedes ouviu do Fundo Verde que a Economia sob seu comando lembra Guido Mantega ao recorrer a "um populismo eleitoreiro barato".

EU, NÃO

O juiz Walter Godoy informou que não integra a lista publicada pelo STF de candidatos a vaga no Conselho Nacional do Ministério Público e que não cogitou se candidatar.

PRONTO, FALEI!

Fábio Trad

Deputado federal (PSD-MS)

"Os mais pobres não poderão ser defendidos com eficiência se a Defensoria perder o poder de requisição. Espero que o STF, hoje, não atrase o relógio da cidadania."

Tags

Autor