COLUNA DO ESTADÃO

Vantagem menor de Lula nas pesquisas frustra clima de ‘já ganhou’ entre petistas

As pesquisas de intenção de voto mais recentes fizeram lideranças petistas se movimentarem para conter certo "oba-oba" dentro do partido por parte dos que ainda acreditavam numa vitória do petista no primeiro turno

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 04/03/2022 às 7:00
Notícia
X

As pesquisas de intenção de voto mais recentes, que mostraram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilando para baixo e diminuindo a vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), fizeram lideranças petistas se movimentarem para conter certo "oba-oba" dentro do partido por parte dos que ainda acreditavam numa vitória do petista no primeiro turno. Mesmo entre aliados próximos de Lula, este cenário por ora está descartado. O deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP) fez questão de deixar claro há alguns dias em encontro com empresários em São Paulo que o PT já pode ter batido seu teto nas pesquisas. "A disputa será no segundo turno", afirmou em jantar da Esfera Brasil.

QUEM TE VIU

Apesar da aliança do PT com o Centrão em governos anteriores, lideranças passaram a falar que o partido buscará, com aliados, uma bancada maior no Congresso para depender menos do bloco.

QUEM TE VÊ

Enquanto outras lideranças petistas citam a aliança com o ex-tucano Geraldo Alckmin como a formação de uma frente democrática, Emídio foi diretamente ao ponto: "Se não (se aliar com Alckmin), você tem um plano, mas não consegue tocar".

NA ESPERA

O deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (União Brasil-RJ) ainda aguarda uma definição do partido de Valdemar Costa Neto, o PL, para decidir seu destino. Apesar de ter sido "convocado" pelo presidente Jair Bolsonaro para concorrer a uma vaga no Senado pelo PL, o partido já tinha um acordo com o senador Romário no Estado.

DILEMA

Parlamentares do PSD estão preocupados que a saída de Rodrigo Pacheco das eleições os coloque em um impasse com Gilberto Kassab. Com Pacheco focado em sua reeleição à presidência do Senado, o esperado é que ele tente aprovar a maior quantidade de matérias possíveis - inclusive as de interesse do governo.

UNIÃO

Por outro lado, a ascensão de uma liderança mais competitiva no PSD torna, na visão dos parlamentares, necessário que o partido esteja unido marcando posição contra as agendas de Bolsonaro.

IDEAL

Pacheco quer usar a reforma tributária como principal bandeira de uma eventual campanha à reeleição na presidência do Senado Federal. Aliados dizem que não há mote melhor: quem aprovou uma proposta como essa em ano eleitoral merece ficar mais tempo no comando.

VALE...

O deputado estadual Ricardo Mellão (SP) deve ser o nome do Novo na disputa da vaga para o Senado. Ele é filho do ex-deputado federal e ex-ministro João Mellão Neto.

...ESTE

Mellão é o terceiro nome a participar do processo seletivo do Novo para a disputa. Em agosto de 2021, Heni Ozi Cukier anunciou a desistência. A vereadora Janaína Lima então se tornou nome único no processo seletivo, mas foi expulsa do partido em fevereiro.

PRONTO, FALEI!

Nésio Fernandes

Sec. de Saúde do Espírito Santo

"Decretos não mudam o comportamento da transmissão. Medidas sanitárias concretas, sim", sobre possível mudança de status da pandemia para "endemia".

Tags

Autor