Áudios de Arthur do Val sobre ucranianas dão palco a bolsonaristas
De acordo com levantamento da .MAP para a Coluna, os áudios com comentários machistas do deputado estadual Arthur do Val (sem partido-SP) sobre refugiadas ucranianas viraram uma munição que acabou sendo bem aproveitada por adversários
Acostumado a mobilizar debates e até ditar tendências políticas com sua forte presença nas redes, o Movimento Brasil Livre (MBL) terá de catar os cacos de uma derrota significativa em um de seus terrenos prioritários de disputa. De acordo com levantamento da .MAP para a Coluna, os áudios com comentários machistas do deputado estadual Arthur do Val (sem partido-SP) sobre refugiadas ucranianas viraram uma munição que acabou sendo bem aproveitada por adversários, sobretudo pela direita bolsonarista no Twitter e no Facebook. Perfis dessa bolha de apoiadores do governo Bolsonaro tomaram a frente nas críticas ao deputado estadual e representaram 51% do debate sobre os áudios.
Aproveitou
O "caso Arthur" também impactou o debate eleitoral para presidente. Ainda fraco em presença digital,
Sérgio Moro (Podemos) teve um pico de menções positivas (67%), ante 43% na semana passada, após
reagir rapidamente contra as declarações. Paralelamente ao barulho causado pela polêmica, Jair Bolsonaro (PL) viu menções positivas a seu nome passarem de 43% para 59%. Para a .MAP, parte do aumento se explica pela diminuição da vantagem em relação a Lula (PT) nas últimas pesquisas.
Apelido
Em meio aos impasses entre o Senado e o governo no pacote do combustível, o líder do governo no
Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), elogiou o relator das propostas, Jean Paul Prates (PT-RN), e o apelidou de "Jean Paul Prático", rendendo gargalhadas no plenário.
Fora
A indústria local de fertilizantes teme que ações recentes do governo possam perpetuar a dependência
externa. "O setor vem sofrendo com medidas que beneficiaram as importações", disse Bernardo Silva,
diretor do Sindicato das Indústrias de Matérias Primas para Fertilizantes (Sinprifert).
Assim não
Para ele, apesar de o Plano Nacional de Fertilizantes diminuir a dependência da importação a longo prazo,
uma redução do frete marítimo, proposta de Paulo Guedes, será um balde de água fria. A Economia, por
sua vez, diz que a medida está em discussão e é para todos os setores.
De olho
Carlos Siqueira vai espiar de longe, mas atentamente, o desenrolar da federação entre PT, PV e PCdoB durante os próximos quatro anos, após seu PSB dizer não ao casamento. Pesou o temor de ser "engolido" pelo PT.
New kids...
O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, está entre os convidados do presidente chileno, Gabriel Boric, que toma posse hoje. Será o único dirigente partidário brasileiro na cerimônia.
...on the block
Boric também chamou líderes do Podemos (Espanha), Nuevo Peru (Peru) e DSA (Estados Unidos). Para o PSOL, o encontro dá as caras à chamada "nova esquerda" após período de forte influência do Foro de São
Paulo.
Pronto, falei
"STF se recusou a permitir que o Fisco, com o apoio do MP, passasse a coagir os contribuintes a pagar
tributos, sem que se saiba, ao certo, se realmente devidos", diz o advogado criminalista Sérgio Rosenthal.