COLUNA DO ESTADÃO

Assédio do PL complica siglas da base de Bolsonaro; PP tem debandada em SP

O avanço do PL sobre parlamentares da base de Bolsonaro tem deixado lacunas e até mesmo abismos em outros partidos

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 15/03/2022 às 8:07 | Atualizado em 15/03/2022 às 15:55
Notícia
X

O avanço do PL sobre parlamentares da base de Bolsonaro tem deixado lacunas e até mesmo abismos em outros partidos. O Progressistas do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, em São Paulo, por exemplo, vive uma debandada. Três dos quatro deputados da bancada paulista deixaram ou estão para sair do partido nesta janela partidária, restando apenas o presidente estadual, Guilherme Mussi, que não deve concorrer à reeleição. A legenda negociava a filiação de Eduardo Bolsonaro e de Carla Zambelli, ambos ainda no União, puxadores de votos bolsonaristas, para reforçar o PP. No entanto, as conversas esfriaram e a ida dos dois para o PL é dada como certa nos bastidores da sigla do presidente.

TCHAU

Ricardo Izar foi o primeiro deputado paulista a deixar o PP e se mudar para o Republicanos. Já Fausto Pinato está para selar sua ida para o União Brasil. Por fim, Guilherme Derrite deve ir para o PL.

RESTA UM

O PP em São Paulo deve apostar suas fichas no deputado estadual Coronel Telhada para a Câmara Federal. À Coluna, Mussi diz que já era esperada uma reformulação dos quadros e que deve filiar de dois a três deputados nas próximas semanas.

JANELA...

Enquanto isso, o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, tenta conter as perdas do partido durante a janela partidária, que segue aberta até o início do mês que vem.

...ABERTA

O partido foi, até agora, o mais afetado pelo assédio do PL: dos 16 deputados que saíram, 13 foram para lá.

EFEITO...

Licenças médicas de trabalhadores por covid-19 registraram, em um ano, queda de 6,5 dias para 4,6 dias de período médio de afastamento. A variação, levantada pela Closecare para a Coluna, fez as empresas economizarem R$ 2,9 bilhões em atestados e, segundo o estudo, é efeito direto da vacina.

...DA...

Mesmo no surto da Ômicron entre 2021 e 2022, quando afastamentos por covid-19 representaram 52,9% do total no setor privado (ante 26,4% na 2.ª onda, entre 2020 e 2021), a gravidade foi menor e a volta de funcionários a seus postos foi 30% mais rápida.

...VACINA

Após o período mais crítico do surto da Ômicron, em janeiro, o porcentual de atestados por covid-19 em fevereiro caiu para 22,2% do total de emissões no País, valor próximo dos 15,4% registrados antes do surgimento da variante Ômicron.

BANDEIRANTES

Em São Paulo, a bancada do Republicanos segue dividida sobre seu apoio na disputa para o governo do Estado. Ala da sigla quer apoiar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (PL); outra, Rodrigo Garcia (PSDB).

AOS POUCOS

Relator do PL das Fake News, Orlando Silva (PCdoB) está buscando consenso entre senadores sobre o projeto. "Só podemos olhar para o Plenário da Câmara após pactuar o texto no Senado."

PRONTO, FALEI!

William De Lucca

Influenciador digital

"Muitos criticaram o filme de Danilo Gentili quando foi lançado. Bolsonaristas defenderam. Agora, com Danilo adversário, acharam 'pedofilia' no filme que defenderam."

Tags

Autor