COLUNA DO ESTADÃO

Ação do PL contra Lollapalooza faz ‘Fora Bolsonaro’ tomar fôlego e preocupa aliados

Integrantes do PL têm tentado botar panos quentes no "climão" interno por causa do tiro no pé que foi a ação contra o festival Lollapalooza no TSE - derrubada após recuo do próprio PL

Imagem do autor
Cadastrado por

Camila Turtelli

Publicado em 30/03/2022 às 7:00 | Atualizado em 28/04/2022 às 9:34
Notícia
X

Integrantes do PL têm tentado botar panos quentes no "climão" interno por causa do tiro no pé que foi a ação contra o festival Lollapalooza no TSE - derrubada após recuo do próprio PL. Enquanto aliados de Jair Bolsonaro esquentam os motores para a pré-campanha da reeleição e já lidam com a forte rejeição, opositores da esquerda à direita usaram a tentativa de impedir manifestações políticas no festival para recuperar o fôlego do "Fora Bolsonaro", ao menos nas redes. Com o receio de que o clima após a ação possa contagiar movimentos anti-Bolsonaro para além do festival, bolsonaristas deixaram clara a insatisfação a Valdemar Costa Neto e avisaram que querem ter poder de decisão na sigla.

EFEITO

Espaço prioritário de mobilização bolsonarista em 2018, as redes foram tomadas por críticas ao PL, Bolsonaro e, por conta da ação, ao TSE. Segundo levantamento da Quaest, 91% das menções à decisão foram críticas no Facebook, Twitter e Instagram.

VAI VENDO

Acusações de censura, ironias e xingamentos contra o presidente puxaram a onda de publicações críticas à situação. O uso do CNPJ errado do festival, na ação do PL, também impulsionou o comportamento.

LINE-UP

Artistas engrossaram o caldo: a cantora Anitta, contrária à decisão, foi a mais mencionada (11,4 mil vezes), seguida pela banda Fresno (10,1 mil), que abriu o último dia do festival, após a ação, com críticas ao presidente, e por Pabllo Vittar (8,7 mil), que exibiu toalha com foto de Lula (PT) em sua apresentação.

PERA LÁ

A provável indicação do secretário de Produtos de Defesa do governo federal, Marcos Degaut, para atuar como embaixador nos Emirados Árabes Unidos gerou reação de diplomatas brasileiros após uma sequência de nomeações de profissionais não relacionados à carreira diplomática para esses cargos no exterior.

SEM BAGUNÇA

A Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB) destacou o contexto de grande tensão geopolítica no mundo para defender que não é bom para o País que o papel do diplomata e suas competências sejam colocados à prova.

TÁ EM CASA

"Dentro do Itamaraty contamos com embaixadores preparados. É com eles que a sociedade terá representação legítima e defesa de seus interesses. Diplomacia se faz por diplomatas", afirmou à Coluna a embaixadora Maria Celina de Azevedo Rodrigues.

IDEIAS

As deputadas Luísa Canziani (PSD-PR) e Margarete Coelho (PP-PI) estiveram nesta terça (29) com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, para falar de parcerias entre a Corte e a Câmara em estratégias para impulsionar o voto dos jovens de até 18 anos nas eleições de outubro.

EQUILIBRISTA

Indicado para a Petrobras, Adriano Pires ficará na corda bamba com políticos e o presidente Bolsonaro de um lado e com industriais do petróleo e o mercado de outro.

PRONTO, FALEI!

Elena Landau

Economista

"Torcendo para que Adriano Pires consiga sobreviver ao jeito Bolsonaro de tratar estatais. Eu não entraria neste governo por nada. Por isso mesmo, desejo boa sorte."

Tags

Autor