PSB quer pilotar pautas do meio ambiente de Lula
O ponto de partida é o Programa de Ocupação Inteligente da Amazônia, elaborado pelo partido e que propõe ampliar investimentos em ciência e tecnologia na região amazônica
Com o posto de vice na chapa de Lula, o PSB quer escrever as propostas do petista para o meio ambiente. O ponto de partida é o Programa de Ocupação Inteligente da Amazônia, elaborado pelo partido e que propõe ampliar investimentos em ciência e tecnologia na região amazônica. Integrantes da sigla dizem ainda ter nomes de referência na área, como o ex-ministro do Meio Ambiente no governo Lula Carlos Minc e o deputado Alessandro Molon, presidente da frente ambientalista. Responsável pelo programa petista, Aloizio Mercadante se reúne hoje com representantes do PSB para falar do tema. "Temos conversado muito com o PSB, PCdoB e PV, já com discussões acumuladas", diz. O programa do PSB para a Amazônia começou a ser elaborado em 2019 e será lançado em congresso do partido no fim deste mês.
Sangue novo
A escola de formação de lideranças políticas RenovaBR prepara 21 pré-candidatos pretos e pardos para tentar uma vaga na Câmara.
Fogo amigo
A aproximação do MDB do Nordeste com Lula irritou caciques do partido no Sul, mais alinhados a Jair
Bolsonaro ou a Simone Tebet. "Uma pessoa que apoia o PT hoje está concordando com o roubo", diz o deputado federal Alceu Moreira (foto), do MDB-RS. "Nós somos contra essas figuras velhas do partido que estão com o Lula", afirma o deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC).
Rede
Aliados do presidente do PSDB, Bruno Araújo, identificaram uma rede hostil na internet e já a batizaram de "mini-gabinete do ódio". Acreditam que seja alimentada por apoiadores de João Doria.
Boca
A irritação virou assunto no grupo de WhatsApp dos ministros do TCU. "Isso é uma completa falta de
respeito com o tribunal. Peço que a presidência avalie se não é o caso de emitir uma nota contra essa
declaração que pretende pressionar a corte", escreveu o ministro Bruno Dantas.
Ferina
Pegou mal entre ministros do Tribunal de Contas da União a declaração de Paulo Guedes insinuando que
há demora na análise do processo de privatização da Eletrobras em razão de um suposto pedido de Lula.
"Candidato não pode ligar no TCU e travar venda da Eletrobras", afirmou Guedes na semana passada.
Segura
A fala de Guedes também pegou mal entre seus colegas no governo. Auxiliares de Bolsonaro querem que ele tome distância do assunto para não azedar de vez a análise do TCU sobre a Eletrobras.
Apostas
Um dos nomes é o de Mônica Calazans, a enfermeira que se tornou a primeira pessoa vacinada contra a covid no Brasil. Em fevereiro, ela trocou o MDB pelo PSDB. Outros destaques são Gisela Simona, que disputou a prefeitura de Cuiabá (MT) e Fayda Belo, do Mulheres no Poder.