COLUNA DO ESTADÃO

ENBPar, estatal criada no governo Bolsonaro, insiste na contratação de pessoal, apesar do ‘não’ de Guedes

Criada para gerenciar os ativos de Eletronuclear e Itaipu após a privatização da Eletrobras, a ENBPar planejou contratar cerca de 200 pessoas, mas a equipe de Guedes deu aval para só 27

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 20/04/2022 às 7:00
Notícia
X

A direção da nova estatal de energia criada no governo Jair Bolsonaro, a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), já avisou parlamentares que não vai desistir de ampliar seu quadro de funcionários, apesar da negativa do Ministério da Economia. Criada para gerenciar os ativos de Eletronuclear e Itaipu após a privatização da Eletrobras, a ENBPar planejou contratar cerca de 200 pessoas, mas a equipe de Guedes deu aval para só 27. O número é considerado insuficiente pela administração da nova empresa, que está elaborando uma nova proposta para apresentar à equipe econômica e que deverá levar em conta a absorção gradual de novos empregados.

FOLHA

Hoje, a ENBPar tem 11 empregados e informou que gastou com salários e encargos R$ 1,609 milhão no primeiro trimestre. As informações foram prestadas ao deputado Kim Kataguiri (União-SP).

QUER PAGAR...

A discussão sobre a Eletrobras hoje do Tribunal de Contas da União não leva em conta só a data prevista para o leilão. Membros do tribunal discutem internamente também o preço mínimo que o governo colocou nas ações da empresa.

...QUANTO?

O argumento é o de que atrasar em um mês a venda pode ajudar a aumentar o preço, já que a data de referência para o cálculo muda de dezembro de 2021 para março de 2022. A equipe de Paulo Guedes discorda, diz que não há dados para provar isso e prevê um derretimento rápido no preço das ações caso o leilão seja adiado ainda mais.

TÁ RUIM

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, dirigida por Robson Andrade, mostra que a economia segue em terreno sombrio, mesmo depois do pior momento da pandemia. Um terço dos brasileiros relatou redução ou perda total da renda nos últimos seis meses.

TÁ PIOR

Entre famílias com renda de até um salário mínimo, o porcentual vai a 47%. No Nordeste, onde Bolsonaro tenta conquistar votos que tendem a Lula, os que relatam perda de renda chegam a 42%. A pesquisa ouviu 2.015 pessoas entre 1.º e 5 de abril.

DEIXA DISSO

"Que bicho te mordeu para ficar tão bravo?", perguntou Lula a Paulinho da Força, minimizando as vaias ouvidas pelo deputado na semana passada. O parlamentar jogou panos quentes sobre o encontro com Eduardo Leite (PSDB): "Visita de cortesia".

PRÓXIMO PASSO

Integrantes da CPI da Prevent Senior da Câmara Municipal de São Paulo entregam hoje o relatório final dos trabalhos ao procurador-geral do Estado, Mário Luiz Sarrubbo

APURAÇÃO

O texto pede indiciamento de 20 pessoas por crimes como homicídio e tentativa de homicídio, omissão de socorro e falsidade ideológica. A CPI apurou denúncias sobre o uso de medicamentos ineficazes dentro da operadora.

PRONTO, FALEI!

Marcus Firme

Presidente da Fenapef

"O governo foi eleito próximo da segurança pública. É isso que estamos cobrando. Uma promessa de campanha não está sendo cumprida."

Tags

Autor