COLUNA DO ESTADÃO

Para cúpula do Congresso, cassação de Daniel Silveira tem que passar pelo plenário

Apesar do barulho de deputados bolsonaristas, o entendimento de Lira e de líderes partidários da cúpula do Congresso é o de que não há dúvidas. A discussão sobre a cassação do mandato de Daniel Silveira é tema para votação em plenário

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 26/04/2022 às 7:00 | Atualizado em 26/04/2022 às 7:56
Notícia
X

Apesar do barulho provocado por deputados bolsonaristas, o entendimento de Arthur Lira (PP-AL) e de líderes partidários da cúpula do Congresso é o de que não há dúvidas. A discussão sobre a cassação do mandato de Daniel Silveira é tema para votação em plenário, e não é preciso fazer alterações legais, pois a previsão é constitucional. Enquanto isso, o Congresso se transformou em uma arena onde aliados do presidente e oposição travam uma guerra para saber quem vai tomar o assunto para si. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) quer interromper as votações até ser votada uma resolução que proíba cassação de mandatos pelo Judiciário. Carla Zambelli (PL-SP) quer acelerar sua proposta de anistia.

BAILE TODO

O projeto da bolsonarista perdoaria também Allan dos Santos e Roberto Jefferson. Na oposição, Renan Calheiros (MDB-AL) quer sustar o decreto de Jair Bolsonaro.

RISCOS

O terreno conflagrado põe em risco os planos de Lira de votar a MP que permite o pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil. O tema promete mobilizar governo e oposição, já que Bolsonaro quer colar sua imagem ao programa.

VOLTA AO PASSADO

Em 2004, o ministro Gilmar Mendes respondeu que indulto não afasta inelegibilidade para condenados na esfera penal, como é o caso hoje de Daniel Silveira. A decisão ocorreu no julgamento de um candidato de Maracaí (SP) que teve sua candidatura indeferida em todo os graus. Em seu voto, Mendes afirmou que o TSE "em diversas oportunidades" havia decidido no mesmo sentido.

TAMBÉM

Além dos bancos, instituições financeiras como corretoras e gestoras de investimentos também deverão dividir o ônus do novo Refis, cujo texto o governo finaliza. Poupadas do aumento de tributos na tramitação da reforma da Previdência, essas empresas também terão a CSLL elevada, segundo previsão da equipe econômica. O aumento é para compensar as perdas de arrecadação com o Refis.

GRAVIDADE

Dois prefeitos do Republicanos, do pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, migraram para o PSDB de Rodrigo Garcia na semana passada: Quinha, de Iaras; e Nenê Lopes, de Euclides da Cunha Paulista.

#PAZ

Ciro Gomes (PDT) e as centrais sindicais entraram em acordo. Depois de avisar que não iria ao evento do 1.º de maio, em São Paulo, ele prometeu enviar uma mensagem para ser lida.

NA BOCA...

Postulante ao Senado, o ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL-RN) é o pré-candidato mais citado por Bolsonaro em suas redes, com 67 menções no último mês, segundo levantamento da Bites.

...DO PRESIDENTE

Os demais ex-ministros, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa pelo governo de São Paulo, e Tereza Cristina (PP-MS), que tentará o Senado, aparecem com 44 e 15 menções, respectivamente.

PRONTO, FALEI!

André Janones

Presidenciável do Avante

"(Os pré-candidatos da 3ª via) são meia dúzia de engomadinhos que se consideram donos da 3ª via. Ninguém pediu eles. Acham que estão na República do Café com Leite."

*COM CAMILA TURTELLI, MATHEUS LARA E GUSTAVO CÔRTES

Tags

Autor