COLUNA DO ESTADÃO

Cúpula do MDB ameaça cortar fundo eleitoral para resolver impasse gaúcho

A direção nacional do MDB cogita tomar uma atitude drástica caso o candidato a governador no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Gabriel Souza, não oficialize a saída da disputa em prol de Eduardo Leite (PSDB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 11/06/2022 às 7:00
Notícia
X

A direção nacional do MDB cogita tomar uma atitude drástica caso o candidato a governador no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Gabriel Souza, não oficialize a saída da disputa em prol de Eduardo Leite (PSDB). A retirada do MDB da eleição gaúcha foi a condição imposta pelos tucanos para apoiar Simone Tebet (MDB) no plano nacional. Nos últimos dias, Tebet e o presidente do MDB, Baleia Rossi, receberam de Souza a promessa de que ele deixará a candidatura, mas até agora o emedebista afirma que segue no jogo, o que congela os planos de Eduardo Leite. O tucano tem planos de lançar, na próxima semana, a sua candidatura à disputa pela reeleição no Estado.

FOME

Não só é Gabriel Souza que está na mira da direção do partido, mas também o deputado bolsonarista Osmar Terra (MDB-RS) corre o risco de ver a sua campanha em estado de inanição. A justificativa é que ele vem insuflando aliados contra a candidatura de Simone Tebet e boicotando o apoio a Leite no Estado.

CLIMÃO

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, e o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) tiveram um entrevero na reunião da executiva do partido, anteontem.

CLIMÃO 2

Após ouvir críticas de que ele estava acabando com o partido por defender o apoio a Tebet, Araújo mandou assessores deixarem a sala e disse a Aécio que os problemas do partido começaram com ele. Tasso Jereissati, que participava por meio virtual, apaziguou os ânimos. Araújo não comentou, Aécio nega a discussão.

DICIONÁRIO

Integrantes dos partidos que compõem a aliança em torno de Luiz Inácio Lula da Silva creem que avançaram, anteontem, no impasse semântico sobre a reforma trabalhista - o PT quer usar a palavra revogar e o Solidariedade, revisar.

DICIONÁRIO 2

Agora, ambos, e o PSB, falam em uma nova reforma para "adequar" as leis trabalhistas à realidade, num pacto entre governo, trabalhadores e empresários. A sugestão foi das centrais sindicais e "aponta para frente, na linha do que o Lula sempre defendeu", disse um petista.

SÓ MEU

O PSB decidiu preparar um documento com as suas próprias diretrizes para um eventual governo do PT, com colaborações do partido e de Geraldo Alckmin, candidato a vice de Lula. Pretende apresentá-las antes do fechamento do plano de governo de Lula, previsto para julho.

FICO

A ex-ministra Damares Alves (Republicanos) afirmou que segue na disputa como pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal e que, se eleita, pretende se tornar a futura presidente da Casa.

POSSE

Segundo ela, o presidente Jair Bolsonaro vai decidir se apoiará seu nome ou o da ex-ministra Flávia Arruda (PL) com base em pesquisas. Damares brincou que Flávia Arruda pode disputar o que quiser, inclusive a vice de Bolsonaro, mas que "o Senado é meu".

COM JULIA LINDNER E GUSTAVO CÔRTES

PRONTO, FALEI!

Alexandre Padilha

Deputado federal (PT-SP)

"Não é nenhum absurdo discutir uma nova âncora fiscal crível em 2023. A postura do Bolsonaro é um engodo", disse, sobre proposta de revisão do teto de gastos.

Tags

Autor