Coluna do Estadão

Bolsonaristas escondidos na campanha de Tarcísio de Freitas

Nos bastidores, a queixa é de que o ex-ministro está tomando distância do bolsonarismo e tem optado por dar espaço a nomes do PSD de Gilberto Kassab em detrimento de quadros do PL

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 17/06/2022 às 11:34
Análise
X

Bolsonaristas radicais não estão conseguindo visibilidade na campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na eleição ao governo de São Paulo, e isso tem incomodado aliados fiéis do presidente. Nos bastidores, a queixa é de que o ex-ministro está tomando distância do bolsonarismo e tem optado por dar espaço a nomes do PSD de Gilberto Kassab em detrimento de quadros do PL. Um dos coordenadores da campanha de Tarcísio, Cezinha de Madureira (PSD-SP) minimiza as críticas. Diz que o distanciamento neste momento se deve à atenção dada pelo candidato à costura de alianças para sua chapa. "Foi Bolsonaro quem escolheu Tarcísio, por ser pragmático, centrado e sabido. Todos eles sabem disso", diz.

Invisível

As redes sociais de Carla Zambelli e Ricardo Salles fazem pouca ou nenhuma menção ao candidato de
Bolsonaro em SP. Ambos deverão tentar uma vaga de deputado pelo PL e são considerados puxadores de voto. Nas redes de Tarcísio, eles também não aparecem.

Nem assim

Nem mesmo a ida do ex-ministro à conferência de conservadores em Campinas agradou. Um crítico disse que ele fez "discurso de um técnico, arrogante". No evento, Tarcísio fez uma oração de joelhos com Magno Malta.

Orelha

No público "nemnem" das redes sociais, distante dos dois polos de Lula e Bolsonaro, o petista conquistou
mais simpatia do que o presidente em junho. Lula foi citado em 12,07% dos comentários políticos desse
grupo, já Bolsonaro foi mais lembrado: 15,82%. Mas quando se observa o que falaram, Lula teve mais menções positivas: 82,41% falavam bem dele. Já nas que trataram de Bolsonaro, só 14,48% o aprovavam.

Muda

Aliados menos radicais também têm se queixado do candidato. Alegam que ele não convida o pré-candidato ao Senado José Luiz Datena (PSC) para eventos. E que Tarcísio deve orientar sua campanha para setores mais populares. "Ele tem que comer pastel no Mercadão da Lapa", resume um bolsonarista.

Quem

O levantamento é da .Map, agência que faz uma avaliação qualitativa de 1,4 milhão de posts no Twitter e Facebook a cada medição. Esta foi feita entre 1.º e 13 de junho.

Diverso

A política de um modo geral perdeu atenção dos internautas neste mês. Em maio, o tema respondeu por
62% das manifestações. Em junho, caiu para 44%. Subiram assuntos ligados ao bem-estar e a costumes, como o orgulho LGBT .

Sobra

O União Brasil tem tanto dinheiro que não sabe onde gastar. Por ter a irmã tesoureira, o presidente Antonio Rueda tem tido cautela, e a expectativa é de que a sigla devolva parte do R 1 bi do fundo
eleitoral.

Crime

A comissão do Senado focada nas investigações da morte de Dom Phillips e Bruno Pereira vai mirar
esforços na violência no Vale do Javari. Na segunda, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) quer reunir senadores do grupo, incompleto devido à falta de interesse de parlamentares.

Pronto, falei!

"Somos um país que busca resolver problemas estruturais no puxadinho. Não funciona, apenas o  governo terá receita menor", Daniel José, Deputado estadual (Podemos), sobre o projeto que reduz o ICMS.

Tags

Autor