COLUNA DO ESTADÃO

Aliados de Lula incluem em plano de governo proposta que agrada a Marina Silva

Em aceno a Marina Silva, aliados de Lula incluíram no plano de governo do PT um programa lançado durante a gestão dela à frente do Ministério do Meio Ambiente

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 15/06/2022 às 7:00
Notícia
X

Em aceno a Marina Silva, aliados de Lula incluíram no plano de governo do PT um programa lançado durante a gestão dela à frente do Ministério do Meio Ambiente. A ex-chefe da pasta reluta em declarar apoio ao presidenciável, que não esconde o desejo de tê-la como apoiadora. O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) teve suas bases descritas na versão do documento enviada aos presidentes dos partidos por iniciativa de Pedro Ivo, da Rede, um defensor da reconciliação. O texto destaca queda do desmatamento a partir de 2004, quando o projeto passou a operar. A inclusão da proposta teve apoio de todos os partidos da aliança.

STATUS

Apesar dos esforços de aliados, Marina e Lula ainda não marcaram um encontro. O programa é motivo de ação que a oposição move contra o governo Bolsonaro no STF desde 2019 e o acusa de encerrar o projeto informalmente. A matéria ainda não foi julgada, mas o voto da relatora, ministra Carmen Lúcia, endossou a tese.

ACENO

Sem dinheiro para dar aumento aos policiais, como gostaria, Jair Bolsonaro vai sancionar sem vetos medida provisória que permite o uso do fundo dedicado à compra de equipamentos para a Polícia Federal para bancar o plano de saúde e um bônus dos policiais.

QUEIMA

A proposta original do governo permitia o uso de 30% do Funapol para o plano de saúde. O Congresso ampliou para 50% e também incluiu o bônus de "sobreaviso", quando o policial fica à disposição da corporação mesmo fora do serviço.

GUERRA

Aliado de primeira hora do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Celso Sabino (União-PA), diz que cogita recorrer ao STF contra o TCU, caso considere que a instituição está descumprindo a sua missão constitucional de atuar como órgão auxiliar do Congresso.

INVERSÃO

Sabino chegou a ironizar que vai apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para "adequar o texto à prática" e determinar que o Congresso auxilie o TCU, como acredita que vem ocorrendo - e não o contrário.

RITMO

Principal ponto de atrito foi a ordem baixada pelo TCU, em maio, para paralisar obras de interesse do Centrão tocadas pela Codevasf em Estados como Alagoas, Piauí e Amapá. Ontem, a Corte de Contas recuou e deu sinal verde para empreendimentos.

EQUILÍBRIO

O presidente interino do União Brasil, Antonio Rueda, tem atuado nos bastidores para atenuar insatisfações após Luciano Bivar sinalizar que deseja romper com o PSDB em Estados como SP e MG. Enquanto aliados paulistas dizem preferir Garcia, Bivar flerta com o PT de Fernando Haddad.

MÁGOA

Rueda procurou correligionários paulistas para dizer que vai ouvi-los e que Bivar ficou chateado com Bruno Araújo e Aécio Neves. Garcia está "pagando o pato", disse.

COM JULIA LINDNER E GUSTAVO CÔRTE

PRONTO, FALEI!

Rosângela Moro

Mulher do ex-juiz

"Não vou ter problema nenhum de pegar avião para qualquer lugar que seja para manter a nossa família", disse, sobre ela se candidatar por SP e ele, pelo PR

Tags

Autor