Coluna do Estadão

Correção: Presidente da Funai visitou terras indígenas

Diferentemente do que foi publicado na Coluna do Estadão no dia 27 de junho, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, visitou territórios indígenas durante a sua gestão

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 27/06/2022 às 6:53 | Atualizado em 18/07/2022 às 16:48
Análise
X

Diferentemente do que foi publicado na Coluna do Estadão no dia 27 de junho, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, visitou territórios indígenas durante a sua gestão. Segundo a assessoria da Funai, há registro de 10 viagens desde 2019, quando ele assumiu o cargo.

Currículo

A conversa que Lula teve com empresários reunidos por José Seripieri Júnior, da QSaúde, na noite de sexta, se concentrou em dois pontos: democracia e pobreza. Lula desviou-se de temas ideológicos e buscou convencer os comensais que, durante seu governo, os indicadores eram melhores do que os atuais, sob Bolsonaro.

Alerta

A equipe de Bolsonaro teme um resultado pior no Sudeste do que em 2018. Apesar se serem vistos como redutos bolsonaristas, Espírito Santo e Rio de Janeiro indicam um cenário de divisão. Aliados já veem como improvável vencer em Minas Gerais. A aposta é que Tarcísio de Freitas ajude a alavancar votos em São Paulo.

Dado

Segundo um dos presentes, Lula disse que os empresários podem não gostar dele, mas não podem ignorar que a economia vai mal e que, com a pobreza, os negócios não prosperam Ninguém indicou discordar.

Inverso

Os aliados de Lula fazem cálculo parecido, e o temor é justamente com o resultado em SP. Para eles, Bolsonaro pode até ganhar no Estado, desde que a diferença seja pequena a ponto de não atrapalhar a
vitória expressiva esperada em MG.

Contenção

Os bolsonaristas querem diminuir a vantagem de Lula no Nordeste. Há a expectativa de que, ali, Bolsonaro desempenhe melhor do que no passado. Um dos principais focos é a Bahia. O presidente sonha em se aliar a ACM Neto.

Agrado

Cobrada por bolsonaristas, a advogada Ana Blasi, que pleiteia vaga no TRF4, se posicionou contra o aborto de uma criança de 11 anos vítima de estupro, em SC. Ela conta com o apoio do Centrão.

Quem?

Em conversa com Rodrigo Pacheco e senadores, o presidente do STF, Luiz Fux, tirou o corpo fora sobre a origem da PEC do Quinquênio. No encontro, na terça, Fux disse que a proposta surgiu no Senado, não no Supremo, mas que respeita a iniciativa.

Pronto, falei

"Não acredito em transparência no orçamento secreto. As emendas de relator representam o toma lá, dá cá. É o mesmo ou pior do que o Mensalão", disse o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO).

Tags

Autor