Coluna do Estadão

Bolsonaristas escondem insatisfação com ataques contra o Supremo e o sistema eleitoral

Políticos do Centrão já repisaram ao presidente que o assunto não ajuda a conquistar votos. "Todos já falaram com ele, e ele não tem jeito", diz um aliado

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 19/07/2022 às 6:44
Análise
X

Membros de partidos aliados de Jair Bolsonaro evitaram repercutir, tanto nas redes quanto nos bastidores, as falas do presidente contra ministros do Supremo e o sistema eleitoral nesta segunda-feira. Políticos do Centrão já repisaram ao presidente que o assunto não ajuda a conquistar votos. "Todos já falaram com ele, e ele não tem jeito", diz um aliado.

Na semana passada, Arthur Lira (PP-AL) disse a pessoas próximas que se Bolsonaro insistir nesse tipo de discurso não terá chances de vencer a eleição. Lira tem dito que as declarações não caem bem no eleitorado do Sudeste, onde o presidente precisa investir para crescer. Ainda assim, ninguém no meio político acredita que Bolsonaro vá ouvir os conselhos.

Ventania

Sob reserva, ministros do STF classificaram como "patética" a apresentação de Jair Bolsonaro a embaixadores. Para uma ala da Corte, o ato demonstrou "desespero".

Mudo

Apesar dos ataques de Bolsonaro a Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e à decisão colegiada do STF sobre o restabelecimento dos direitos políticos de Lula, o presidente da Corte, Luiz Fux, não pretende se manifestar sobre o tema. Vai deixar as respostas para os que foram diretamente citados.

Mudo 2

Os convites distribuídos a embaixadores para o evento de Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, foram enviados por André Chermont, chefe do cerimonial do presidente, e não por Carlos França, o chanceler brasileiro. O evento teve a participação ativa do almirante Flávio Rocha, da Secretaria de Assuntos Estratégicos. França apenas estava na plateia.

Melhor não

No dia em que o MDB em peso foi se encontrar com Lula em São Paulo, o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB-PA), ligou para um coordenador da campanha de Simone Tebet (MDB) e disse que não foi porque "não está tão fechado assim com Lula". Hélder lidera aliança com mais de uma dezena de partidos, inclusive com os que apoiam Bolsonaro.

Pré-eleição

A maioria dos prefeitos e vices do MDB no RS votou a favor do apoio ao PSDB de Eduardo Leite no Estado. Foram 52 votos a 10. Até a semana passada, emedebistas resistiam ao acordo, o que poderia inviabilizar a aliança nacional.

Outra festa

Geraldo Alckmin será o destaque das convenções que vão marcar a oficialização da candidatura de Lula à
Presidência. O PT desistiu de fazer um evento na convenção, e agora os partidos estudam ir ao ato do
PSB, dia 29, em Brasília.

Casamento

PSDB e Cidadania formalizaram ontem o comando da federação das duas siglas em São Paulo. O PSDB
nomeou 10 membros e o Cidadania, 4. O presidente é Marco Vinholi, que já presidia o PSDB no Estado, e o vice é Arnaldo Jardim, presidente do Cidadania.

Crise

Já no DF, Cidadania e PSDB estão em guerra. Paula Belmonte (Cidadania) não quer apoiar Izalci Lucas
(PSDB) para o governo. O impasse será resolvido hoje pela cúpula nacional das duas siglas.

Pronto, falei!

"Numa hora tem um comunista atrás de cada porta, na outra o problema são as urnas. Quem pretende não aceitar o resultado das eleições busca um álibi." Oriovisto Guimarães, Senador (Podemos-PR).

Tags

Autor