Coluna do Estadão

Eleições 2022: interferência das Forças Armadas não será tolerada

Não caiu bem a prometida interferência militar no processo eleitoral - conforme mostrou o Estadão, os fardados se propuseram a fazer uma apuração paralela do pleito

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 20/07/2022 às 6:34
Notícia
X

Mais do que rebater as informações falsas de Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas, as reações das Cortes superiores ontem miravam as Forças Armadas. Não caiu bem a prometida interferência militar no processo eleitoral - conforme mostrou o Estadão, os fardados se propuseram a fazer uma apuração paralela do pleito.

Luiz Fux, presidente do STF, que de início não queria se manifestar, mudou de ideia após conversar por vídeo com Edson Fachin, que preside o TSE. Magistrados relatam nos bastidores o intuito de demonstrar que tanto Fachin quanto Alexandre de Moraes, futuro presidente do TSE, não estão isolados, têm respaldo do conjunto do Judiciário e que interferências não serão admitidas.

Polos

As falas de Bolsonaro foram assunto de Lula na reunião fechada que ele teve com lideranças do MDB anteontem. Aos presentes, Lula disse que a maior prova da lisura das urnas é que, apesar de ir contra o establishment, ele chegou à Presidência. É o mesmo argumento que os críticos de Bolsonaro usam. O de que, se existisse fraude, o candidato "outsider" jamais teria sido eleito.

#Paz

No dia seguinte ao encontro com embaixadores, Bolsonaro abriu um espaço na agenda para receber o guru indiano Sri Sri Ravi Shankar, conhecido mundialmente por ensinar técnicas de meditação e militar pela paz.

#Paz2

Eles conversaram sobre bem-estar emocional, o papel do Brasil na segurança alimentar mundial e incentivo à agricultura orgânica. "Não tivemos tempo para meditar", lamentou o guru.

Início

Começam a chegar ao Brasil bem antes da eleição, ainda em agosto, as primeiras missões internacionais convidadas para observar o pleito no País - pelo menos seis virão ao Brasil Uma equipe da União Interamericana de Organismos Eleitorais desembarca em 2 e 3 de agosto para uma visita preliminar. O Parlamento do Mercosul (Parlasul) enviará um time com 10 especialistas do Observatório da Democracia e parlamentares no fim de agosto para uma missão avançada.

Lupa

Nessa primeira etapa, haverá reuniões com partidos, candidatos e campanhas, autoridades eleitorais e organizações da sociedade civil. No dia da eleição, o Parlasul pretende observar o processo no DF, cidades de SP e Goiás. O objetivo será testemunhar o cumprimento das normas eleitorais e manter contato com atores políticos sobre, entre outros temas, a desinformação e seu impacto no voto.

Tango

Membros do MDB lulista estão insatisfeitos com Baleia Rossi (SP) e dizem que vão insistir na mudança do dia da convenção, mesmo após anúncio oficial de que a data está mantida em 27 de julho. As próximas 48h serão fundamentais para o acordo. Do contrário, não descartam recurso formal para forçar a alteração.

Cheguei

José Seripieri Junior, dono da QSaúde, se filiou ao PSB no último dia 15. Márcio França ofereceu a ele a
suplência ao Senado. Ainda não há decisão.

Pronto, falei!

"Caciques não imaginavam o barulho da minha chegada. Creio que Ibaneis é pessoa de palavra", disse Damares Alves, ex-ministra dos Direitos Humanos, antes de ser preterida como candidata ao Senado (DF).

Tags

Autor