Eleições 2022: interferência das Forças Armadas não será tolerada
Não caiu bem a prometida interferência militar no processo eleitoral - conforme mostrou o Estadão, os fardados se propuseram a fazer uma apuração paralela do pleito
Mais do que rebater as informações falsas de Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas, as reações das Cortes superiores ontem miravam as Forças Armadas. Não caiu bem a prometida interferência militar no processo eleitoral - conforme mostrou o Estadão, os fardados se propuseram a fazer uma apuração paralela do pleito.
Luiz Fux, presidente do STF, que de início não queria se manifestar, mudou de ideia após conversar por vídeo com Edson Fachin, que preside o TSE. Magistrados relatam nos bastidores o intuito de demonstrar que tanto Fachin quanto Alexandre de Moraes, futuro presidente do TSE, não estão isolados, têm respaldo do conjunto do Judiciário e que interferências não serão admitidas.
Polos
As falas de Bolsonaro foram assunto de Lula na reunião fechada que ele teve com lideranças do MDB anteontem. Aos presentes, Lula disse que a maior prova da lisura das urnas é que, apesar de ir contra o establishment, ele chegou à Presidência. É o mesmo argumento que os críticos de Bolsonaro usam. O de que, se existisse fraude, o candidato "outsider" jamais teria sido eleito.
#Paz
No dia seguinte ao encontro com embaixadores, Bolsonaro abriu um espaço na agenda para receber o guru indiano Sri Sri Ravi Shankar, conhecido mundialmente por ensinar técnicas de meditação e militar pela paz.
#Paz2
Eles conversaram sobre bem-estar emocional, o papel do Brasil na segurança alimentar mundial e incentivo à agricultura orgânica. "Não tivemos tempo para meditar", lamentou o guru.
Início
Começam a chegar ao Brasil bem antes da eleição, ainda em agosto, as primeiras missões internacionais convidadas para observar o pleito no País - pelo menos seis virão ao Brasil Uma equipe da União Interamericana de Organismos Eleitorais desembarca em 2 e 3 de agosto para uma visita preliminar. O Parlamento do Mercosul (Parlasul) enviará um time com 10 especialistas do Observatório da Democracia e parlamentares no fim de agosto para uma missão avançada.
Lupa
Nessa primeira etapa, haverá reuniões com partidos, candidatos e campanhas, autoridades eleitorais e organizações da sociedade civil. No dia da eleição, o Parlasul pretende observar o processo no DF, cidades de SP e Goiás. O objetivo será testemunhar o cumprimento das normas eleitorais e manter contato com atores políticos sobre, entre outros temas, a desinformação e seu impacto no voto.
Tango
Membros do MDB lulista estão insatisfeitos com Baleia Rossi (SP) e dizem que vão insistir na mudança do dia da convenção, mesmo após anúncio oficial de que a data está mantida em 27 de julho. As próximas 48h serão fundamentais para o acordo. Do contrário, não descartam recurso formal para forçar a alteração.
Cheguei
José Seripieri Junior, dono da QSaúde, se filiou ao PSB no último dia 15. Márcio França ofereceu a ele a
suplência ao Senado. Ainda não há decisão.
Pronto, falei!
"Caciques não imaginavam o barulho da minha chegada. Creio que Ibaneis é pessoa de palavra", disse Damares Alves, ex-ministra dos Direitos Humanos, antes de ser preterida como candidata ao Senado (DF).