Coluna do Estadão

Bolsonaro acumula no STF 21 derrotas; ministros foram chamados de "surdos de capa preta"

Segundo levantamento de um dos gabinetes do Supremo, o órgão julgou de maneira colegiada contra os interesses do governo federal ao menos 21 vezes desde a posse de Bolsonaro, em 2019

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 25/07/2022 às 7:04
Análise
X

Os ataques de Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal e a convocação para o ato de 7 de setembro não surpreenderam ministros da Corte, que foram chamados de "surdos de capa preta". No tribunal, não havia a expectativa de que o tema ficasse de fora do lançamento de candidatura do presidente, ontem, no Rio.

Segundo levantamento de um dos gabinetes do Supremo, o órgão julgou de maneira colegiada contra os interesses do governo federal ao menos 21 vezes desde a posse de Bolsonaro, em 2019. Isso inclui decisões como a determinação pela instalação da CPI da Covid no Senado. É o que alguns ministros apontam como causa da irritação de Bolsonaro.

Oradora

Ao contrário do marido, que foi pautado e não seguiu o roteiro, Michelle Bolsonaro não recebeu um script. Orientada a fazer oração ou agradecimento às mulheres, ela improvisou e fez o discurso considerado mais contundente do dia. Aliados avaliam que ela traz o componente que falta ao presidente: emoção.

Nome...

Seguranças do Gabinete de Segurança Institucional no Palácio da Alvorada têm uma lista de "personas non gratas". A relação, que tem cerca de 80 nomes, tem pessoas vistas como opositoras de Jair Bolsonaro por terem ido ao local para supostamente tumultuar ou ofendê-lo. Por isso, não podem retornar.

... na lista?

Quem vai ao cercadinho presidencial, agora, precisa passar pela lista de vetos. Procurado, o GSI disse não se manifestar sobre detalhes da segurança do presidente.

Rival

Aliados de Lula consideraram a convenção de Bolsonaro o primeiro ato organizado da campanha adversária. É algo que avaliam que o PT já fez em 7 de maio, quando lançou em São Paulo a chapa com Geraldo Alckmin (PSB).

Close

O evento de domingo não muda o roteiro do PT: Lula seguirá com campanha de rua em diferentes Estados — não só pelo tête-à-tête com eleitores, mas também para captar imagens atuais em contato com o povo. A campanha quer usá-las no horário eleitoral.

Lulatour

Os próximos passos da estratégia petista serão definidos hoje, em reunião da coordenação política. Na pauta: quais agendas Lula e Alckmin farão juntos até o início oficial da campanha, no dia 15. Lula viajará para o Piauí e a Paraíba na próxima semana, mas petistas querem o ex-governador focado em São Paulo.

Fechado

Apesar do assédio de Gilberto Kassab (PSD), os prefeitos de Osasco, Rogério Lins (Podemos), e de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), se dizem comprometidos com Rodrigo Garcia (PSDB). "Eu já tinha dado a palavra, e palavra para mim vale muito, não pode voltar atrás", afirma Lins.

Cheguei

O TSE recebeu o primeiro registro de candidatura do País, que é de Feliciano Azuaga, candidato a senador pelo Novo em Mato Grosso.

Pronto, falei

"O MDB não precisa de desculpas para ficar ou não do lado certo", disse Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Prerrogativas, sobre a troca de farpas entre os ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer.

Tags

Autor