Coluna do Estadão

Debate sobre candidatura em 2024 gera impasse na campanha de Haddad

PSOL e PSB disputam espaço na chapa e pleiteiam a vaga de vice. As duas siglas também deverão protagonizar uma disputa pelo eleitorado de esquerda no pleito à Prefeitura de SP, daqui a dois anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 21/07/2022 às 7:14
Análise
X

A antecipação de um embate previsto apenas para 2024 tem influenciado o impasse atual na campanha de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo. PSOL e PSB disputam espaço na chapa e pleiteiam a vaga de vice. As duas siglas também deverão protagonizar uma disputa pelo eleitorado de esquerda no pleito à Prefeitura de SP, daqui a dois anos.

Guilherme Boulos (PSOL) e Tábata Amaral (PSB) são citados como os prováveis candidatos. Boulos já conquistou o apoio do PT à sua candidatura futura, em troca da desistência na eleição ao governo neste ano, mas não obteve a adesão do PSB. A inclusão do partido no acordo chegou a ser proposta pelo PSOL em Diadema, no dia 9, mas não prosperou diante da resistência no PSB.

Páreo

A disputa pela vice está entre o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, e Jonas Donizette (PSB), ex-prefeito de Campinas. Petistas insistem, porém, que o nome que mais agregaria a Haddad é o de Marina Silva (Rede). Além de não ser de nenhum dos dois lados, já concorreu à Presidência, assim como Haddad e Geraldo Alckmin (PSB), e tem bandeiras ambientais que conversam com a classe média.

Deadline

Petistas desejam resolver o impasse até sábado, quando os partidos que compõem a aliança em São
Paulo fazem a convenção que formalizará as candidaturas paulistas.

Perdeu

Para a cúpula do MDB, a ala lulista do partido desperdiçou a chance de adiar a data da convenção. Na última sexta, em reunião da Executiva, da qual participam seis membros do time pró-Lula, ninguém se opôs à programação da data de apresentação de Simone Tebet.

Chateada

A ex-ministra Damares Alves (Republicanos) não vai à convenção do PL, no Rio, no domingo, que marca o lançamento oficial da candidatura de Jair Bolsonaro. A decisão ocorre após Damares ser preterida por Bolsonaro na disputa ao Senado no DF - o presidente optou pela ex-ministra Flávia Arruda (PL). Até o último instante, Damares dizia acreditar que o presidente não iria interferir.

Ocupada

A ex-ministra também afirmou que não será candidata a deputada federal, como deseja Bolsonaro. Questionada sobre o motivo de não ir à convenção, Damares disse que fará um procedimento médico.

Só um

Na convenção, só Bolsonaro vai discursar. Michelle Bolsonaro também foi convidada a falar, mas ainda não respondeu se aceita. O plano de governo está nas mãos de Braga Netto, mas ainda será revisado por Flávio Bolsonaro e pelo presidente.

Fama

Membros de 18 organizações, como Geledés e Instituto Vladimir Herzog, reunidas no Pacto pela Democracia, se reunirão com parlamentares dos EUA, na semana que vem. Estão previstos, entre outros, o senador Bernie Sanders e o deputado Jamie Raskin, da comissão que apura a invasão do Capitólio.

Fama 2

O grupo advoga pelo reconhecimento internacional imediato do resultado da eleição no Brasil e espera
apoio do Congresso dos EUA ao sistema eleitoral brasileiro.

Pronto, falei!

"Muita coisa ainda pode acontecer. Se enganam os que pensam que o tempo da política obedece ao mesmo compasso do tic-tac normal dos relógios", Ciro Gomes, presidenciável do PDT.

Tags

Autor