Coluna do Estadão

Eleições 2022: aliados veem potencial de dupla feminina para terceira via

Tasso Jeiressati (PSDB) é nome destacado na política, mas agrega pouco em termos eleitorais a Simone Tebet (MDB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 27/07/2022 às 6:23
Análise
X

Embora seja um nome destacado na política, Tasso Jeiressati (PSDB) agrega pouco em termos eleitorais a Simone Tebet (MDB), que tenta se viabilizar como representante da terceira via na eleição. Aliados dela fazem elogios ao tucano mas afirmam que números captados pela campanha em pesquisas qualitativas indicam que uma dupla feminina teria mais impacto eleitoral, com capacidade de criar um fato político para impulsionar a candidatura dela, estagnada ao redor de 2% das intenções de voto.

Alguns nomes chegaram a ser ventilados, como o da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), mas a maranhense Eliziane Gama (Cidadania) conquistou apoio por reunir três características: é nordestina, evangélica e tem a confiança de Tebet.

Ser ou não ser

A campanha de Tebet diz que a vice com Tasso "não é eleitoral, mas simbólico" e que, mesmo se ele deixar o posto - o que eles ainda colocavam em dúvida -, seguirá atuando em prol da candidata, que ele ajudou a construir e a conquistar apoios no PSDB.

Meio

Lula conquistou casas na disputa por interesse nas redes sociais no mês de julho. Segundo levantamento da consultoria .MAP em posts de internautas não identificados com nenhum dos dois polos da política, apelidados de "nem nem", o petista foi objeto de 7,5% dos comentários - em 66% deles de maneira positiva.

Meio 2

Jair Bolsonaro foi mais lembrado pelos "nem nem": alcançou 13,3% dos comentários, mas só 9% foram de aprovação. A pesquisa foi feita entre 1 e 18 de julho e avaliou 1,4 milhão de posts no Facebook e Twitter.

Percepção

O presidente Jair Bolsonaro deve ser uma das estrelas da convenção do PP nesta quarta-feira, em Brasília. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI), pretende defender que, ao contrário da avaliação corrente, Bolsonaro não atua contra a democracia e que joga dentro das regras. 

Invisível

Ex-mulher de Ciro, a deputada Iracema Portella (PP), pré-candidata à vice na chapa de Silvio Mendes
(União) no Piauí, não deve ir à convenção. Ela e Mendes vêm escondendo a proximidade com Bolsonaro em sua campanha.

Vai que

Aliados de Marina Silva dizem que a Rede já não oferece resistência à indicação dela à vice na chapa de Fernando Haddad (PT), embora admitam a preferência da sigla em eleger mais deputados. A decisão de compor com o petista ou manter candidatura à Câmara caberá exclusivamente à ela.

Barraco

A escolha do tucano Izalci Lucas como pré-candidato ao governo do DF pela federação PSDB-Cidadania ocorreu em meio a um bate-boca. Luis Felipe Belmonte, marido de Paula Belmonte (Cidadania), que concorria com ele, chamou os participantes de "canalhas" por não a apoiarem.

Opção

O MBL, que tinha decidido pela neutralidade em SP, agora prega voto útil em Rodrigo Garcia (PSDB) para
evitar Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

Pronto, falei!

"É um alerta ao presidente de que a sociedade não vai admitir retrocesso institucional", disse Miguel Reale Jr., ex-ministro da Justiça, sobre carta em defesa da democracia assinada por empresários.

Tags

Autor