Patrocinada

Grupo Acripel: muita confiança em uma década de GPTW

Acripel se destaca no ranking GPTW com incentivo ao crescimento pessoal da equipe, proteção contra a covid-19 e programas de apoio à educação

JC360
JC360
Publicado em 17/01/2021 às 8:00
Patrocinada
Rudah Góes/Divulgação
Direção da Acripel reunida no ano de 2020, ainda antes da pandemia - FOTO: Rudah Góes/Divulgação
Leitura:

O Grupo Acripel, por 10 anos consecutivos, tem sido uma das melhores empresas para trabalhar em Pernambuco, premiada pelo Great Place to Work (GPTW), por diversos motivos. Mais importante que a premiação é o feedback revelado pelos funcionários, não só através da pesquisa respondida, mas principalmente pela relação aberta e transparente que existe entre todos, o que ajuda na constante construção de uma gestão familiar profissionalizada.

A distribuidora, especializada em produtos farmacêuticos, de higiene, nutrição e beleza, teve um crescimento de 50% em seu faturamento nos últimos quatro anos. Conta, atualmente, com cerca de 600 funcionários atuantes na administração e na operação dos oito centros de distribuição, localizados nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia.

O presidente da empresa, Fernando Dubeux, diz que a Acripel é resultante dos desejos e vontades de gente que busca o crescimento pessoal e considera o trabalho particularmente importante quando contribui para dar sentido à vida. Seguindo esta filosofia, a empresa estimula os colaboradores a ampliarem seus conhecimentos através de dois Programas socioculturais denominados de Empresa que Aprende (EQA) e Empresa que Ensina (EQE).

Leia Mais

GPTW premia melhores empresas para trabalhar em Pernambuco em 2020

No EQA, os interessados assistem a filmes em cinema com sessões exclusivas, palestras sobre história, leem livros ou assistem a peças de teatro. O programa tem como foco principal o desenvolvimento humano. Para isso, elabora projetos sociais, educacionais e culturais, para que os colaboradores desenvolvam suas competências e assumam uma postura ativa no alcance de seus objetivos pessoais e profissionais. "Trabalhamos para tornar as pessoas sempre relevantes e essas reflexões provocadas nos funcionários acabam impactando em suas ações, inclusive na empresa. É uma forma diferente de gerir pessoas. Entendemos que o mais importante não é o sucesso ou o fracasso. O que dá sentido à vida é a luta", diz Fernando Dubeux.

Como resultado desse incentivo aos colaboradores, além da baixa rotatividade de funcionários – o que não é muito comum em organizações deste segmento – o EQA ganhou o prêmio Ser Humano Paulo Freire, da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Pernambuco (ABRH-PE), duas vezes consecutivas. Com o intuito de expandir sua contribuição na formação de cidadãos para além dos funcionários, ou seja, para fora da empresa, a Acripel formou o EQE, que se desdobrou em vários subprojetos e ações.

Parcerias

Mediada pela Acripel, teve início a exitosa parceria entre a Indústria Farmacêutica EMS, líder no mercado brasileiro, e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), para realização do Programa Qualiescola, cujo objetivo é a melhoria da qualidade no ensino na rede pública, por meio da formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática, avaliação de aprendizagem e reforço escolar para os alunos. Graças a essa parceria, tornou-se possível contribuir para a educação oferecida em Pernambuco.

Inicialmente presente em seis escolas municipais do Recife e seis colégios públicos de Bezerros, no Agreste pernambucano, nos últimos três anos o programa foi estendido para a cidade de Caruaru. Nesta última, foram atendidas 126 escolas, 33.589 alunos e 908 professores, em ações de formação, reforço e avaliação. O resultado dessa parceria pode ser observado pelo crescimento significativo no Índice de Educação Básica (IDEB), medido pelo Ministério da Educação (MEC), nos municípios onde o programa é realizado. Vale ressaltar: Caruaru superou a meta indicada pelo MEC para 2019.

Outra iniciativa do EQE que merece destaque é o Projeto Geração. Oficinas são ministradas pelos próprios colaboradores da Acripel, de forma totalmente voluntária, em que assuntos da atualidade são apresentados e discutidos através de textos, filmes e documentários. Além disso, os alunos participantes do projeto são convidados a conhecer alguns setores da empresa (Logística, Comercial, TI, Marketing, RH), o que leva muitas vezes a despertar o interesse dos jovens por alguma dessas áreas profissionais. O Projeto Geração foi iniciado em 2015, também no município de Bezerros. Posteriormente, migrou para o Recife, atendendo os alunos do Ensino Médio no Ginásio Pernambucano. Dois anos depois, o programa virou disciplina eletiva e faz parte da grade curricular da maior escola de referência de Ensino Médio da cidade.

O slogan da Acripel é "Aqui a receita é cuidar de você". O diretor comercial, Alberes Sousa, sabe bem sobre esse cuidado e a importância dos treinamentos e estímulos que a empresa oferece. "A distribuidora virou uma espécie de porto seguro para mim. Ela dá chance para você progredir pessoal e profissionalmente", diz Alberes.

Outro princípio que contribuiu para que essa última década fosse de sucesso para a Acripel no GPTW foi a autonomia dada às equipes por seus gestores. A hierarquia existe, mas com a liberdade de conversas, trocas de opiniões e críticas. "Somos uma das melhores porque temos o melhor parceiro: a nossa equipe", diz Fernando Dubeux. Com 32 anos de atuação, o amadurecimento da empresa se dá no cotidiano, junto com seus colaboradores e clientes. Dubeux lembra que os fatores de produção para a economia são: o capital, o trabalho, os recursos naturais e a tecnologia. Há 15 anos, o economista Francis Fukuyama acrescentou um quinto fator: a confiança. Dubeux ressalta que esta é a base do trabalho e das relações na Acripel.

E foi na base da confiança que todos da Acripel seguiram firmes durante o ano pandêmico de 2020. Na prevenção à covid-19, medidas de segurança foram adotadas na matriz e em todas as filiais, como a distribuição de álcool gel para todos os setores; escalas das equipes no trabalho presencial e em home office; entrega de kit de máscaras (para funcionários e seus familiares); parceria com um médico especializado e a disponibilidade de transporte particular para o deslocamento de todos os funcionários que precisaram ir à empresa – ou seja, nenhum funcionário tem utilizado transporte público até o momento.

Fernando Dubeux cita o publicitário Nizan Guanaes em um de seus recentes artigos sobre a pandemia e diz que é assim que a empresa tem agido durante os últimos dez meses: "Pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si." Como todos da empresa costumam dizer, a Acripel não comercializa apenas produtos, pois o que vende mesmo é confiança.

Comentários

Últimas notícias