GPTW

GPTW premia melhores empresas para trabalhar em Pernambuco em 2020

Com cerimônia integrada e online, prêmio reconheceu as Melhores Empresas para Trabalhar também em Alagoas e no Ceará

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/12/2020 às 7:08 | Atualizado em 02/12/2020 às 9:12
MIGUEL FALCÃO/ARTE JC
Matéria institucional - GPTW 2020 - FOTO: MIGUEL FALCÃO/ARTE JC

As boas práticas de recursos humanos nas empresas sempre transformaram o ambiente corporativo em algo melhor. O entendimento dessa qualidade e o impacto sobre os funcionários foram mote para o surgimento da consultoria Great Place To Work (GPTW), que premiou, na noite de ontem (01), em um evento online, as Melhores Empresas Para Trabalhar nos estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará.

Este ano, devido à pandemia do coronavírus, a cerimônia de premiação - conhecida pela participação das empresas e seus funcionários em uma grande festa - precisou ser adaptada. De forma online e pela primeira vez em formato unificado, a ideia de transformar qualquer empresa em um excelente lugar para trabalhar, que se iniciou nos anos 1980, se mostrou atenta aos dias de hoje.

"Em um ano tão desafiador, premiar as melhores empresas para trabalhar tem uma importância enorme. Nós do GPTW reconhecemos empresas que acreditam na missão de 'construir uma sociedade melhor transformando cada organização em um excelente lugar para todos'. E sabemos que juntos fazemos a diferença, porque tem que ser bom para as pessoas, para os negócios e para o mundo! A cerimônia é o momento de celebrarmos juntos essas conquistas, com muita alegria", explica a diretora geral da GPTW para CE|RN|PE|AL, Mariza Quinderé.

O prêmio, dividido entre pequenas, médias e grandes empresas, trouxe reconhecimento, mesmo a distância, para todas as empresas participantes e vencedoras. Em Alagoas, o prêmio foi realizado pelo 5ª ano; em Pernambuco, o evento marcou a 10ª edição; e o pioneiro da premiação no Nordeste, Ceará, premiou na sua 11ª edição.

Em Pernambuco, na categoria pequenas empresas, o primeiro lugar ficou com a administradora de consórcios Embracon-PE. "A gente é tricampeão no GPTW e perceber esse reconhecimento é muito gratificante. Na Embracon, a identidade de liderança é muito presente, desenvolvendo a gestão da empresa a partir do investimento em nossos funcionários. A empresa tem há alguns anos práticas internas nas áreas de educação e liderança para aprimorar e descobrir talentos", comemora o diretor regional Thiago Guerra.

Na categoria médio porte, a grande vencedora foi a Companhia Eletromecânica e Gerenciamento de Dados (Ceneged-PE). Para o diretor-presidente Renato Felipe, saber do título foi motivo de muita comemoração. "É um reconhecimento para nós de uma grandeza muito significativa, é um momento muito bacana. Quero dedicar esta premiação ao gerente Robson, que incansavelmente tem se dedicado ao trabalho em Pernambuco, aos gestores e a todos os colaboradores que têm feito o nome da Ceneged-PE cada vez mais forte no Estado", festeja.

Finalizando as categorias, a Lear do Brasil, líder do mercado de assentos e sistemas elétricos e eletrônicos automotivos, ficou em primeiro lugar entre as grandes empresas. "Receber o selo GPTW foi um grande marco para nosso time, e agora sermos reconhecidos como a melhor empresa para se trabalhar no Estado de Pernambuco nos deixa ainda mais orgulhosos do trabalho que estamos construindo. É o resultado de um engajamento consistente e de longa data, que começa pela liderança e que permeia toda a organização. Ao longo dos cinco anos de nossa planta, temos intensificado diversas iniciativas voltadas à criação de uma ambiente de trabalho justo, amigável, diverso, inclusivo e de muito respeito. Isso é o que nos move", comenta o gerente da planta Lear Goiana, Luiz Roberto Pires.

Leia mais:

Ceneged-PE aposta em proximidade entre equipes para sucesso no GPTW

Da Fonte Advogados investe em capacitação para aperfeiçoamento da equipe

BOAS PRÁTICAS 

Investir no ambiente interno da empresa, em seus funcionários e em uma cultura de confiança são grandes passos para qualquer empresa. É uma construção colaborativa para melhorar a empresa como um todo, como detalha a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Pernambuco, Ana Karla Cantarelli.

"A relação estabelecida entre líderes e liderados é fundamental para que exista um ambiente de trabalho com um bom clima organizacional. Isso tem a ver com a cultura da organização, sim, mas, principalmente, está ligado à forma como seus líderes fazem essa cultura ser disseminada no ambiente de trabalho. Nesse conjunto de relações está a comunicação, a cortesia, as competências socioemocionais. É um grupo de ações que permite que o liderado se sinta à vontade dentro do ambiente de trabalho, inclusive para entregar o seu melhor", explica Cantarelli.

PARCERIA 

E se a noite foi para celebrar o bom desempenho das empresas, as parcerias são mais um ponto que merece destaque, pois fazem parte das dinâmicas corporativas. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) está junto à GPTW há dez anos, acreditando no reconhecimento das empresas com Melhores Lugares Para Trabalhar.

"O GPTW desenvolve um acompanhamento de excelência com as empresas, reconhecendo suas práticas a partir da avaliação dos funcionários. A premiação é a concretização de um trabalho realizado durante todo o ano, fortalecendo o que foi feito por cada uma dessas organizações. Para nós do Sistema Jornal do Commercio, fazer parte dessas 10 edições e estar juntos desde o começo representa nosso cuidado em desenvolver práticas como essas", comenta Vladimir Melo, diretor comercial do SJCC. 

Artes JC
Melhores empresas - Artes JC

'Pessoas são o diferencial'

O distanciamento social mostrou ao mundo corporativo que é possível aproximar colaboradores com práticas flexíveis. Com as mudanças impostas pela pandemia em mente, o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco chegou à 10ª edição focado ainda mais nas pessoas. "Elas são o diferencial em toda organização", define Mariza Quinderé, diretora-geral do GPTW em Pernambuco, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte.

Divulgação
Mariza Quinderé fala sobre as práticas desenvolvidas nas empresas - Divulgação

JORNAL DO COMMERCIO - Qual a importância de investir na valorização de pessoas?

Mariza Quinderé - Na metodologia Great Place to Work, temos 9 práticas culturais que permitem aos líderes proporcionarem uma boa experiência aos colaboradores. Quando colocados no centro das organizações, eles se sentem valorizados e dão o seu melhor. 

JC - Que mudanças a pandemia impôs ao clima nas empresas?

Mariza - O tempo passou a ter outro significado. As pessoas, de maneira geral, ficaram mais pontuais e as reuniões mais produtivas e objetivas. Nossos colegas de trabalho agora estão dentro de nossas casas, conhecendo nossos cenários e sabendo que nossas fotos na parede falam sobre quem somos, das nossas vidas e memórias. Cada vez mais, o profissional e pessoal estão misturados, porque somos uma única pessoa aonde quer que estejamos.

JC - Quais os impactos positivos de uma boa gestão organizacional?

Mariza - Quando aplicamos uma pesquisa GPTW, o resultado que obtemos é o índice de confiança. Acreditamos que relações de alta confiança estabelecidas entre líderes e suas equipes aumentam o desempenho, todas as pessoas inovam e as organizações têm mais crescimento financeiro. Pessoas confiantes são mais felizes e dão seu máximo potencial.

JC - Como a GPTW avalia os 10 anos do prêmio em Pernambuco?

Mariza - Com muita alegria, porque, após 10 anos, as empresas estão cada vez melhores e o GPTW consolidado em um estado tão importante como Pernambuco.

JC - O que a premiação do GPTW representa para as empresas?

Mariza - A premiação é o reconhecimento de que as empresas estão promovendo excelentes lugares para seus colaboradores trabalharem, porque entendem que as pessoas são o grande diferencial em qualquer organização. E que vale a pena investir no ambiente de trabalho e proporcionar uma excelente experiência aos colaboradores. 

Leia mais: 

GPTW ganha formato online na premiação 2020 

GPTW premia hoje as melhores empresas

Comentários

Últimas notícias