Unimed Recife recebe médicos do Brasil e do exterior em dois dias de simpósio
Palestras sobre cirurgias de base de crânio aconteceram no auditório do RioMar Trade Center, no Pina
Na semana em que se comemora o Dia do Médico, a Unimed Recife, primeira Cooperativa Médica de Pernambuco, promoveu o II Simpósio Internacional de Cirurgia de Base de Crânio, que foi realizado na quinta-feira (20) e sexta-feira (21), no auditório do RioMar Trade Center, no bairro do Pina.
O evento gratuito debateu temas relacionados ao crânio, uma das partes do corpo humano que mais requer atenção, e teve como foco a neurocirurgia, seus procedimentos, que contam com avanços tecnológicos, e as patologias que acontecem nesse setor. Durante os dois dias de palestras, os profissionais e estudantes de Medicina puderam se atualizar e desenvolver novas técnicas sobre o assunto.
“A cooperativa investe no seu corpo de médicos, formando-os cada vez mais capacitados, o que fortifica a marca e o nome da Unimed Recife, haja vista a sua projeção de relevância dentro do social à nossa cidade", declarou o Dr. Divaldo Bezerra, Médico e Diretor Tesoureiro da Unimed Recife.
Convidados internacionais
Nomes da cirurgia, como os brasileiros Dr. Marcelo Moraes Valença (PE), Dr. Terence Pires (RJ), e os norte-americanos Dra. Jamie Litvack e o Dr. Zachary Litvack, ambos de Seattle (EUA), apresentaram suas experiências e discutiram sobre os mais de vinte temas, com foco nas neurocirurgias intracranianas para tumor realizadas pelo nariz.
Para a Dra. Maria de Lourdes Araújo, Presidente do Conselho de Administração da Unimed Recife, eventos dessa magnitude, com convidados do Brasil e do exterior, são de extrema importância, pois promovem trocas de conhecimento entre profissionais e acadêmicos de todo o mundo.
"Um dos papéis da Unimed Recife, além de promover mercado de trabalho aos nossos cooperados, é também oferecer conhecimento e capacitação. A partir disso, organizamos momentos ricos de conhecimentos como esse, com palestras de alto nível e muita troca de informação, que mostram que os nossos profissionais do Recife estão entre os mais competentes na área de cirurgia do mundo”, disse a Presidente, que fez a abertura do evento na quinta-feira.
Base de crânio
O neurocirurgião cooperado da Unimed Recife, Dr. Joacil Carlos, marcou presença nos dois dias do Simpósio e palestrou sobre a Sela Túrcica, que é uma pequena estrutura óssea, em forma de sela de montaria de cavalo, que fica na base do crânio.
"O evento estuda particularmente o que chamamos de cirurgia de base de crânio, ou seja, uma cirurgia realizada em estruturas cerebrais, usando as fossas nasais ou a região do próprio ouvido como porta de entrada para o encéfalo. Por ser uma região anatômica, de extrema complexidade, geralmente envolve um trabalho multidisciplinar com neurocirurgiões, otorrinolaringologistas, eventualmente a participação de radiologistas intervencionistas e um grande suporte de terapia intensiva”, explicou o Dr. Joacil.
Além de brindes da Unimed Recife e credenciais disponíveis no hall de entrada do auditório, os participantes puderam desfrutar de coffes-breaks e conferir exposições das empresas Act Med e Med Cirúrgica, com produtos e materiais cirúrgicos voltados para a cirurgia de base de crânio.