GASTRONOMIA

CONFRATERNIZAÇÃO: dicas de chefs para utilizar molho barbecue nas festas de fim de ano

A Heinz lança novo tamanho para o seu molho barbecue, mais acessível e ideal para cobrir uma costela de 500g

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ponciano

Publicado em 07/12/2022 às 12:28 | Atualizado em 21/04/2023 às 9:57
Patrocinada
X

Dezembro chegou e, nesse período do ano, é comum as pessoas encontrarem amigos e a família para confraternizar os bons momentos vividos nos últimos 12 meses, e também compartilhar metas e desejos para o ano que vai chegar. Assim como as festas de Natal e Ano Novo, as confraternizações de fim de ano costumam ter mesas repletas de pratos deliciosos e comuns dessa época.

O molho barbecue, por exemplo, é um ingrediente que pode ser utilizado em diversas receitas, como alcatra suína, frango ao forno, tender ao barbecue, costelinha, entre outros. Para vivenciar a temporada de festas de fim de ano com ainda mais sabor, a Heinz lançou um novo tamanho do seu molho barbecue com o já conhecido toque do tradicional churrasco americano e o mesmo sabor defumado, doce e ácido.

Segundo testes com chefs e consumidores, a nova versão pet do produto, de 260 gramas (antes continha 397g), é o tamanho ideal para uma família cobrir e saborear uma costela de 500g com barbecue, por exemplo, sem sobras de molho. Além disso, a novidade chega também para se adequar ao bolso do consumidor, por ter um custo menor se comparado à antiga embalagem.

JAILTON JR/JC IMAGEM
Molho BBQ da Heinz ganha embalagem de 260g - JAILTON JR/JC IMAGEM

Molho barbecue Heinz

O molho barbecue Heinz possui um sabor autêntico por conter ingredientes premium, como o melaço de cana. Isso faz com que o molho seja versátil, podendo ser utilizado em diversas ocasiões: para deixar a carne do seu churrasco molhadinha e suculenta, na finalização de carne assada, na salada de legumes, em batatas fritas e anéis de cebola, ou até com queijo cheddar.

O casal de empreendedores, Ana Alice, de 22 anos, e Augusto César, de 26 anos, faz questão de sempre ter o molho barbecue Heinz em casa e o utilizam em diferentes receitas. "Na nossa casa não pode faltar barbecue porque a gente gosta muito de explorar o molho em vários pratos. Pra gente, churrasco sem barbecue não funciona de jeito nenhum”, disse Ana Alice.

“Sou bastante criterioso com sabores, então, pra mim, barbecue é aquele toque especial na carne e não pode faltar em todo churrasco que a gente faz”, completa Augusto, que trabalha em conjunto com a esposa na produção de bolos de rolo.

Para o cozinheiro e professor em diversas áreas da gastronomia George Nunes, utilizar o molho barbecue Heinz é unir muito sabor e praticidade nas suas receitas, seja no preparo dos pratos ou como molho final.

George Nunes/Acervo pessoal
George Nunes, Professor, Cozinheiro e Sommelier - George Nunes/Acervo pessoal

"O clássico meat loaf, bolo de carne, quando servido com o molho barbecue ganha um adicional de sabor gigantesco. Mas o que mais gosto é adicionar a polpa do maracujá ao molho barbecue e servir com o clássico peru de natal. As sementes trazem textura e a polpa do maracujá empresta acidez e um aroma tropical ao molho. Dessa forma, o clássico se transforma em um espetáculo", garante George, que também atua como sommelier e compartilha dicas de receitas nas redes sociais.

A nova versão pet do molho barbecue Heinz 260g está disponível nas principais redes e supermercados do Grande Recife, da Região Metropolitana e do agreste do estado.

Dica do Chef Rivandro

O chef Rivandro França, apresentador do programa Sabor da Gente, da TV Jornal, tem uma super dica para deixar uma Costela de Porco com Barbecue tão macia que chega a derreter na boca e, com certeza, merece estar na sua mesa neste final de ano.

LUISI MARQUES/JC IMAGEM
Rivandro França é o chef à frente do Sabor da Gente, na TV Jornal - LUISI MARQUES/JC IMAGEM

"A melhor receita para impressionar os seus convidados é a costelinha suína com barbecue, e a dica é você colocar essa costela com frutas típicas do final de ano. Você coloca a costela já temperada com todos os ingredientes em um papel alumínio aberto, depois coloca junto uns pedacinhos de frutas que se destacam no final do ano, como maçã verde, maçã vermelha ou pêssego, rega com um bom azeite, enrola no papel alumínio, leve ao forno e deixe em média 30 a 35 minutos", diz o chef Rivandro.

"Quando passar esse tempo, você abre o papel para que o forno já comece a dar aquela douradinha por cima. Esse é o momento de colocar o barbecue por cima e deixar lá por mais 5 minutos. Quando tirar do forno, ela já vai estar bem suculenta, e você dá aquela raspadinha de queijo do reino, provolone ou coalho por cima, só para finalizar. Com certeza, todos vão adorar", garante.

Harmonização com cerveja

Quando pensamos em barbecue, churrasco é um dos primeiros pratos que vêm à mente. E, como churrasco com cerveja é uma combinação perfeita para muitos, a Mestre cervejeira e sommelier Chiara Rego Barros, trouxe dicas de como harmonizar.

"A costelinha suína com molho barbecue é um clássico. A sugestão de harmonização é uma Catharina Sour com frutas vermelhas. Esse foi o primeiro estilo de cervejas brasileiro catalogado e tem como características a leveza, alta carbonatação, acidez mais pronunciada e frutas. A acidez vai equilibrar a untuosidade e o sabor da fruta vai trazer complexidade e complementar os sabores do prato. A cerveja com frutas vermelhas pode ser substituída por uma cerveja com frutas da nossa região, como acerola e pitanga. Essa harmonização é uma explosão de sabores", revela a Mestre Chiara.

Chiara Rego Barros/Divulgação
Chiara Rego Barros, Mestre Cervejeira e Sommelière de Cervejas - Chiara Rego Barros/Divulgação

"Outra dica é Chicken wings com barbecue. Não há nada melhor que uma cerveja e asinha de frango, mas você pode levar essa combinação para outro nível. Crocantes e macias, vão muito bem com uma Vienna Lager. O leve do dulçor da cerveja vai harmonizar por semelhança com o dulçor do prato e equilibrar a picância. Uma outra sugestão é o brisket, peito bovino, um corte rico que merece uma cerveja intensa como uma stout, com notas que remetem a torra que irão equilibrar o dulçor do molho barbecue e realçar os sabores da carne", conclui.

Seja em carnes bovinas, suínas ou de frango, com hambúrgueres e petiscos, opções não faltam para explorar novas experiências gastronômicas nas confraternizações de fim de ano.

Receita de queijo empanado com molho barbecue

Tags

Autor