covid-19

Coronavírus: 31 países da Europa fecham fronteiras para estrangeiros

27 países da União Europeia e mais quatro adotaram a medida

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 16/03/2020 às 13:59 | Atualizado em 16/03/2020 às 15:57
Nelson ALMEIDA/AFP
A maior parte dessas introduções foi identificada nas capitais com maior incidência de voos internacionais - FOTO: Nelson ALMEIDA/AFP

Em uma tentativa de conter o coronavírus, a União Europeia (UE) anunciou o fechamento das fronteiras para estrangeiros por 30 dias. Além dos 27 países do bloco econômico, mais quatro adotaram a medida: Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein.

O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (16).

A passagem é liberada para cidadãos europeus, residentes e familiares, profissionais de saúde a transporte, diplomatas, cientistas e pessoas trabalhando na contenção da crise.

» "Pandemia do coronavírus não é invenção", diz pernambucana que mora na Espanha, onde número de mortos dobrou em 24h

» Ficha do Covid19 ainda não caiu para boa parte dos brasileiros

» "Pandemias como a do coronavírus nos lembram da fragilidade da vida", diz psiquiatra

A decisão foi listada em conferência com membros do G7 como uma das providências tomadas para frear a disseminação da doença Covid-19. “Isso é importante para que o sistema de saúde consiga lidar com a quantidade de pacientes em mais graves”, disse.

A expectativa é de que a ordem também desafogue as fronteiras dos países que ainda não haviam declarado o fechamento. Até então, sete nações já haviam implementado a medida, o que provocou grandes filas na entrada dos demais.

De acordo com o Governo da Espanha, a Europa registrou, até a segunda-feira (16), 51,7 mil dos 153,6 casos de coronavírus do mundo. 

Alemanha impõe controle nas fronteiras:

Comentários

Últimas notícias