Covid-19

Mais de 16 mil mortos pelo novo coronavírus no mundo, segundo balanço da AFP

Depois da Itália e da China, os países mais afetados são Espanha e Irã

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 23/03/2020 às 17:53 | Atualizado em 23/03/2020 às 17:53
Foto: Jung Yeon-je / AFP
Número de mortes pela doença superou os 300 e o de infectados se aproxima de 15 mil pelo mundo - FOTO: Foto: Jung Yeon-je / AFP

O novo coronavírus causou pelo menos 16.146 mortes em todo o mundo desde o seu surgimento, em dezembro, segundo um balanço feito pela AFP com base em fontes oficiais até as 19h GMT desta segunda-feira.

Desde o início da epidemia, 361.510 casos oficiais foram registrados, em 174 países ou territórios.

O número de casos positivos diagnosticados reflete apenas parte do número total de infecções, devido às políticas de cada país para diagnosticar os doentes, e ao fato de que alguns testam apenas as pessoas que precisam de hospitalização.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.748 novas mortes e 37.217 infectados em todo o mundo. Os países com maior número de óbitos em 24 horas foram Itália, com 601; Espanha, com 462; e França, com 186.

>> Governo de Pernambuco divulga boletim diário sobre coronavírus; saiba como receber

Na Itália, que registrou a primeira vítima fatal no fim de fevereiro, 6.077 pessoas já morreram pelo novo coronavírus. O país contabiliza 63.927 infectados. Segundo autoridades italianas, 7.432 pessoas se curaram.

 

A China continental (sem contar Hong Kong e Macau), onde a epidemia surgiu, no fim de dezembro, registra um total de 81.093 pessoas infectadas, das quais 3.270 morreram e 72.703 ficaram curadas. Nas últimas 24 horas, foram registrados 39 novos casos e nove óbitos.

Depois da Itália e da China, os países mais afetados são Espanha, com 2.182 mortos e 33.089 casos; Irã, com 1.812 mortes (23.049 casos); França, com 860 mortes (19.856 casos); e Estados Unidos com 499 mortes (41.511).

>> Para Roberto Justus, '12 mil mortes é pouco para criar essa histeria coletiva'

>> Hospitais e profissionais de saúde de Pernambuco pedem doações para o combate ao coronavírus

>> 'O líder mundial mais ineficaz que responde ao coronavírus é o presidente Bolsonaro', diz fundador da Eurasia

Nas últimas 24 horas, Gâmbia, República Tcheca, Nigéria, Zimbábue e Montenegro anunciaram as primeiras mortes pelo novo coronavírus. A Síria anunciou os primeiros casos.

Este balanço foi feito a partir de dados de autoridades nacionais coletados pelos escritórios da AFP, e com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Coronavírus pelo mundo

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias