COMBATE À DISSEMINAÇÃO

Mais de 3 bilhões de pessoas ficam em casa por pandemia de coronavírus

A maioria dos territórios afetados pela pandemia decretou o confinamento obrigatório

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/03/2020 às 14:40 | Atualizado em 25/03/2020 às 14:58
MARCO BERTORELLO / AFP
Ruas vazias em Turim, na Itália, por conta da pandemia do coronavírus - FOTO: MARCO BERTORELLO / AFP

Mais de 3 bilhões de pessoas em quase 70 países ou territórios foram solicitadas a permanecer em casa para combater a disseminação do Covid-19, de acordo com um balanço realizado nesta quarta-feira a partir de um banco de dados da AFP.

A maioria dos territórios afetados decretou o confinamento obrigatório, como é o caso da Índia, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Argentina, Colômbia e vários estados norte-americanos.

>> Cenário de epidemia do novo coronavírus em Nova York piora

>> Com 46 mortes, Brasil passa dos dois mil casos confirmados de coronavírus

>> França supera os mil mortos por coronavírus

O Panamá é o último país a ingressar nesta lista e a África do Sul já anunciou a mesma medida para sua população a partir de quinta-feira. Outros decretaram toque de recolher, quarentena ou simplesmente emitiram recomendações quase obrigatórias.

Dos aproximadamente 7,8 bilhões de habitantes do planeta (segundo avaliação da ONU), cerca de 2,3 bilhões estão sob confinamento obrigatório em cerca de 40 países ou territórios. Essas populações, no entanto, podem sair de casa para ir trabalhar, se necessário, para comprar itens essenciais ou por razões médicas.

Pelo menos sete países ou territórios (mais de 416 milhões de pessoas), entre os quais o Irã, a Alemanha ou o Canadá pediram que sua população ficasse em casa, embora sem coerção. A Rússia entrou nesta lista na quarta-feira.

O toque de recolher, implementado com diferentes horários noturnos, afeta pelo menos 18 países ou territórios, ou seja, cerca de 300 milhões de habitantes. Esse é o caso do Egito ou do Chile. O Equador impôs um toque de recolher mais rigoroso: dura 15 horas e somente é permitido sair de casa entre as 05h00 e as 14h00.

Pelo menos cinco países colocaram em quarentena suas principais cidades, com proibições de entrada ou saída: República Democrática do Congo, Arábia Saudita e Azerbaijão. No total, são cerca de 30 milhões de habitantes.

Vídeo: ONU lança plano para enfrentar Covid-19

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias