covid-19

Jogos Olímpicos de Tóquio terão início em dia 23 de julho de 2021, afirma TV NHK

A data, segundo a imprensa japonesa, além de ser praticamente igual à deste ano, também proporciona um tempo maior de prevenção com relação à covid-19

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 28/03/2020 às 21:35 | Atualizado em 28/03/2020 às 21:38
AFP
As Olimpíadas de Tóquio ficaram em primeiro lugar na lista de acontecimentos mais buscados de 2021 - FOTO: AFP

A cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio deverá ser dia 23 de julho de 2021. A informação, que ainda não é oficial, foi dada, neste sábado, pela TV japonesa NHK, do Japão. As  Paralimpíadas aconteceriam de 24 de agosto a 5 de setembro. Mas é preciso confirmação por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A data, segundo a imprensa japonesa, além de ser praticamente igual à deste ano, com relação ao clima do país, também proporciona um tempo maior de prevenção com relação à covid-19, além de condições melhores para as disputas dos torneios classificatórios.

A programação dos Jogos não sofreria alterações. Já no dia 23 de julho, a primeira disputa seria no tiro e a última medalha seria entregue em 8 de agosto, com a decisão do polo aquático masculino.

"O acordo é realizar os Jogos Olímpicos o mais tardar no verão de 2021 do Hemisfério Norte", afirmou Thomas Bach, presidente do COI, no início desta semana.

Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, enviou, também neste sábado, uma carta às 33 federações internacionais de esportes olímpicos, alertando sobre os desafios de bancar os custos extras do adiamento por causa da pandemia do coronavírus. O valor estimado é de US$ 2,7 bilhões (cerca de 13,5 bilhões).

Olimpíadas de Tóquio são adiadas por causa do coronavírus

Na última terça-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) finalmente oficializou o adiamento das Olimpíadas de Tóquio. A decisão aconteceu quando o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se reuniu por conferência com o presidente do COI, Thomas Bach, para determinar o futuro do maior evento esportivo do mundo. Os Jogos de Tóquio-2020 seriam realizados entre os dias 24 de julho e 9 de agosto. No entanto, o adiamento foi confirmado após muita pressão por parte das federações internacionais, países e atletas de todo o mundo por conta da pandemia do coronavírus. Pela segunda vez na história, os Jogos Olímpicos do Japão são adiados às vésperas de sua realização. A primeira foi em 1940.

 

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias