Olimpíadas

Olimpíadas de Tóquio são adiadas por causa do coronavírus, segundo TV pública do Japão

Primeiro-ministro Shinzo Abe tomou a decisão após longa reunião com o presidente do COI, Thomas Bach

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 24/03/2020 às 9:25 | Atualizado em 24/03/2020 às 13:32

O Comitê Olímpico Internacional (COI) finalmente oficializou o adiamento das Olimpíadas de Tóquio. A decisão aconteceu na manhã desta terça-feira, quando o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se reuniu por conferência com o presidente do COI, Thomas Bach, para determinar o futuro do maior evento esportivo do mundo. Os Jogos de Tóquio-2020 seriam realizados entre os dias 24 de julho e 9 de agosto. No entanto, o adiamento foi confirmado após muita pressão por parte das federações internacionais, países e atletas de todo o mundo por conta da pandemia do coronavírus.  Pela segunda vez na história, os Jogos Olímpicos do Japão são adiados às vésperas de sua realização. A primeira foi em 1940.

A nova data dos Jogos Olímpicos ainda não foi definida, mas o evento acontecerá em 2021. A logomarca da competição, assim como as medalhas, continuarão fazendo referência à Tóquio-2020. O revezamento da tocha, que iniciaria na próxima quinta-feira, também foi adiado. O maior evento esportivo do mundo estimava reunir 11 mil atletas de 204 países em sua 32ª edição, que conta com a realização de 33 modalidades. A expectativa do comitê organizador era receber 5 milhões de turistas. 

"O Japão, como país anfitrião, diante das circunstâncias atuais, propôs que (o COI) estude se pode adiar por um ano (os Jogos Olímpicos) para que os atletas possam ter as melhores condições. Bach me respondeu que está de acordo em 100%", afirmou Shinzo Abe na manhã desta terça-feira. "Assim chegamos ao acordo de realizar os Jogos Olímpicos em Tóquio até o verão de 2021", afirmou o primeiro-ministro japonês.

Esta não é a primeira vez na era moderna dos Jogos Olímpicos que uma edição será adiada. Durante a Primeira (entre 1914 e 1918) e a Segunda (entre 1939 e 1945) Guerras Mundiais, três edições não aconteceram, em 1916, em Berlim; em 1940, no Japão; em 1944 em Londres, na Inglaterra.

LEIA MAIS

Em vídeo nas redes sociais, Galvão Bueno pede que Olimpíada de Tóquio seja realizada em 2021

Membro do COI diz que Jogos Olímpicos serão adiados por conta do coronavírus

Adiar Jogos Olímpicos de Tóquio é um "quebra-cabeça" para o COI

POSICIONAMENTO DO COB

No último sábado, o Comitê Olímpico Brasileiro se posicionou pedindo o adiamento da Olimpíada para 2021. De acordo com o presidente do COB, Paulo Wanderley,“Como judoca e ex-técnico da modalidade, aprendi que o sonho de todo atleta é disputar os Jogos Olímpicos em suas melhores condições. Está claro que, neste momento, manter os Jogos para este ano impedirá que este sonho seja realizado em sua plenitude”, afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley, que comandou a seleção brasileira em Barcelona 1992″, disse Paulo Wanderley.

Além do COB, outras entidades também se posicionaram, como por exemplo o Comitê Olímpico do Canadá, que em decisão conjunta com atletas e federações anunciou que não iria enviar uma delegação canadense para Tóquio caso os Jogos Olímpicos fossem mantidos este ano. 

"Nós clamamos para o Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e Organização Mundial de Saúde (OMS) que adiem os Jogos de Tóquio por um ano e oferecemos todo nosso apoio para ajudar a lidar com as complexidades que envolvem esse tipo de mudança. Sabemos que essa é uma atitude delicada, mas nada é mais importante do que a saúde e segurança dos atletas e da comunidade mundial", disseram os comitês, em nota conjunta.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias