A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) atua na área de exploração espacial, e isso inclui registrar planetas, estrelas, galáxias e fenômenos que são descobertos por cientistas. Para isso é usado, por exemplo, o telescópio Hubble. Com isso, a organização resolveu lançar uma ferramenta que mostra qual foto ele tirou no dia do aniversário do usuário.
>> Depois de missão na Lua em 2024, Nasa confirma Marte para 2033
O projeto, que pode ser acessado no site da Nasa, foi lançado no sábado, 28, e faz parte das comemorações do aniversário de 30 anos do telescópio, que foi lançado no dia 24 de abril de 1990. O Hubble fica a 552 quilômetros da Terra em relação ao nível do mar, em órbita no planeta, e trabalha vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.
Edwin Hubble
O telescópio foi batizado em homenagem ao astrônomo Edwin Hubble, e seus registros têm contribuindo ao longo dos anos para diversas descobertas na área de astronomia, além de belos registros de fenômenos e corpos espaciais. Até 2015, o Hubble foi usado como base para 1,2 mil artigos científicos a partir de suas observações. Em 2019, por exemplo, o Hubble registrou o choque entre duas galáxias.
Nas rede sociais, as pessoas têm compartilhado as imagens produzidas em seus aniversários pelo telescópio com a hashtag #Hubble30, um pedido da própria Nasa para homenagear o aniversário do Hubble.
A NASA liberou uma ferramenta que mostra qual parte do Universo o Hubble estava fotografando no dia do seu aniversário. O que ela tava vendo no de vocês?https://t.co/akJ96oF33I pic.twitter.com/0lfRvlCXNt
— petiatil (@petiatil) March 31, 2020
A @NASA em comemoração ao aniversário de 30 anos do telescópio espacial Hubble, divulgou uma página onde vc pode ver uma imagem capturada pelo Hubble no dia do seu aniversário!
Essa é a imagem da #SUNMI ?
02 de Maio:
Star Cluster M15 pic.twitter.com/anyaRfI8zi
— MAGGIE CITOU (@miyanecitou) March 31, 2020
? 18 de dezembro — keith richards
hubble deep field
chamada de campo profundo de hubble, há várias centenas de galáxias que nunca haviam sdo vistas antes. algumas próximas, outras distantes. suas variadas cores e formas fornecem pistas sobre a evolução do universo. pic.twitter.com/XR5dLMa82O
— hard stan do brian jones (@lennonswho_) March 31, 2020
Também como parte das comemorações, a Nasa está publicando uma foto por dia, de 24 de março a 24 de abril, tirada pelo telescópio.
Comentários