astronomia

Astronautas da ISS retornam à Terra em plena pandemia do coronavírus

Esta foi a primeira operação de retorno à Terra de uma tripulação da ISS desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em março a pandemia global de coronavírus

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 17/04/2020 às 9:21 | Atualizado em 17/04/2020 às 9:24
Foto: HANDOUT / NASA / AFP
Terra - FOTO: Foto: HANDOUT / NASA / AFP
Leitura:

Dois astronautas da Nasa e um cosmonauta russo retornaram, nesta sexta-feira (17), da Estação Espacial Internacional (ISS) à Terra, que está em plena pandemia do novo coronavírus. A cápsula com Andrew Morgan, Jessica Meir e Oleg Skriposhka pousou no Cazaquistão às 5H16 GMT (2H16 de Brasília), informou a agência especial russa Roskosmos.

Esta foi a primeira operação de retorno à Terra de uma tripulação da ISS desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em março a pandemia global de coronavírus. "O pouso foi um sucesso! Bem-vindos a sua casa Oleg Skriposhka, Andrew Morgan e Jessica Meir!", celebrou a Roskosmos em sua conta no Twitter.

Embora o local de pouso tenha sido o mesmo utilizado por tripulações anteriores, 147 km ai sudeste da cidade cazaque de Jezkazgan, a pandemia impôs algumas modificações no procedimento. Os membros da equipe responsável pela recepção dos astronautas foram submetidos a testes de covid-19 e obrigados a utilizar trajes e máscaras de proteção. As primeiras imagens divulgadas pela Roskosmos mostram um dos integrantes da equipe afirmando aos colegas: "Mantenham a distância, por favor".

Pouco antes do retorno à Terra, Jessica Meir, bióloga marinha, afirmou à imprensa a partir da ISS que a adaptação seria difícil às novas regras de distanciamento social impostas pela pandemia de COVID-19. "Acredito que vou me sentir mais isolada na Terra do que aqui", afirmou a astronauta, que fez história ao participar em outubro de 2019 da primeira saída espacial 100% feminina, ao lado de Christina Koch.

O local de saída dos astronautas para seus países de residência também foi modificado, já que o aeroporto utilizado habitualmente, o de Karaganda, está fechado como centenas de outros terminais ao redor do planeta.Skriposhka retornará à Rússia a bordo de um avião que decolará da base de Baikonur, utilizada para os lançamentos rumo à ISS. Os astronautas da Nasa retornarão aos Estados Unidos a bordo de um avião que vai decolar da cidade de Kyzylorda, após uma viagem de várias horas de carro.

ISS

Enquanto o planeta luta contra a covid-19, a ISS também entra em uma nova era, já que se prepara para receber em maio astronautas transportados pela primeira vez pela cápsula Crew Dragon, da SpaceX. O foguete da empresa do bilionário Elon Musk lançará esta cápsula, com os astronautas da Nasa Bob Behnken e Doug Hurley, a partir da Flórida (sudeste dos Estados Unidos), o que vai acabar com o monopólio da Rússia, único país desde 2011 responsável por voos tripulados para a ISS. A ISS é um raro exemplo de cooperação internacional que não foi interrompido pelas tensões dos últimos anos entre a Rússia e os países ocidentais.

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias