Imunização

De acordo com laboratório, vacina do coronavírus não terá fins lucrativos durante a pandemia

A AstraZeneca garantiu que vêm trabalhando para que possa fornecer, inicialmente, 2 bilhões de doses da vacina no momento em que ela se comprovar segura

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/07/2020 às 10:17 | Atualizado em 02/07/2020 às 10:58
NIKOLAY DOYCHINOV / AFP
VACINA CONTRA COVID-19 - FOTO: NIKOLAY DOYCHINOV / AFP

Durante uma reunião por videoconferência da Comissão Externa do Coronavírus na Câmara dos deputados, que aconteceu na última quarta-feira (1º), o diretor executivo do laboratório AstraZeneca Brasil, Jorge Mazzei, garantiu que a vacina para covid-19 não terá fins lucrativos enquanto a pandemia durar. Segundo ele, no momento em que a vacina se comprovar segura, o principal objetivo será o de garantir a distribuição homogênea da imunização no maior número de países possível. 

» Vacina produzida pela Pfizer e BioNTech apresenta resultados positivos contra o coronavírus

» Vacina contra coronavírus com testes no Brasil pode ser distribuída este ano, diz farmacêutica

» OMS diz que vacina de Oxford testada no Brasil é a 'mais avançada' para combater o coronavírus

“Estamos em Estado de Guerra para conseguir produzir e fornecer, inicialmente, 2 bilhões de doses dessa vacina. No momento em que a vacina se comprovar segura, já teremos condições de fornecimento", disse o diretor executivo.

O Brasil é o primeiro país, fora o Reino Unido, a iniciar a fase três de testes com a vacina para covid-19. A AstraZeneca Brasil está desenvolvendo uma vacina em parceira com a universidade de Oxford, e garantiu que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fará parte do processamento para distribuição da imunização, que terá produção em duas etapas.

Na primeira, a empresa de biofarmacêutica irá transferir a tecnologia para produção da vacina para Fiocruz. Já na segunda etapa, irá acontecer a transferência de produção dos insumos Farmacêuticos Ativos. Na fase de testes, parte dos voluntários vai receber a vacina experimental e a outra parte vai receber um ativo comparador. Todos serão acompanhados pelo período de 12 meses com avaliação periódicas. 

“Entre os meses de outubro e novembro, esperamos já ter resultados preliminares de eficácia a partir dessa análise dos pacientes brasileiros e do Reino Unido”, explicou Maria Augusta Bernardini, Diretora Médica da AstraZeneca Brasil.

Comentários

Últimas notícias