política

Jean Castex será o novo primeiro-ministro da França

Castex assumiu em abril a coordenação da estratégia de desconfinamento no País

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/07/2020 às 8:32 | Atualizado em 03/07/2020 às 8:50
AFP
Castex após uma videoconferência com o presidente francês e prefeitos franceses no Palácio do Eliseu, em Paris - FOTO: AFP

Após a renúncia de Edouard Philippe, o presidente francês, Emmanuel Macron, designou nesta sexta-feira (3) Jean Castex, que foi o coordenador do delicado período de flexibilização do confinamento pelo coronavírus, como novo primeiro-ministro do país, anunciou o Palácio do Eliseu.

Castex, um conservador de 55 anos, próximo ao ex-presidente Nicolas Sarkozy, é prefeito de Prades, uma pequena cidade do sudoeste da França, e assumiu em abril a coordenação da estratégia de desconfinamento.

>>França estipula data para retorno do público nos estádios de futebol

>>Paris fecha duas escolas recém-abertas após casos positivos de coronavírus

Saída de Edouard Philippe

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe afirmou nesta sexta-feira (3) que não permanecerá mais à frente do governo. O gabinete de Philippe apresentou sua renúncia, que o presidente Emmanuel Macron aceitou, menos de uma semana depois das eleições municipais nas quais o partido do governo sofreu uma dura derrota. Philippe foi eleito nas eleições para prefeito de sua cidade, o porto Le Havre, cargo que ele deve assumir neste sábado (4).

Durante uma reunião na quinta-feira (2), "o presidente da República e o primeiro-ministro concordaram sobre a necessidade de formar um novo governo para encarnar uma nova etapa do quinquênio, um novo rumo", anunciou o Palácio do Eliseu. O Executivo francês enfrenta um período complicado, com a inédita mobilização do movimento dos "coletes amarelos", a greve contra a reforma da Previdência e o descontentamento dos profissionais da saúde.

A formação do novo ministério deve ser conhecida até a próxima quarta-feira (8), indicou à AFP uma fonte próxima à presidência. A mudança no gabinete era considerada iminente desde a derrota sofrida pelo partido de Macron, A República Em Marcha (LREM), nas eleições municipais de domingo, marcadas por um índice de abstenção histórico e pelo avanço dos Verdes em várias cidades importantes do país.


Comentários

Últimas notícias