GUIA PARA PARÓQUIAS

Vaticano é contra cobrar por missas e lembra que leigos podem celebrar casamentos

Um guia para as paróquias em todo mundo foi divulgado nesta segunda-feira (20)

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 20/07/2020 às 15:05 | Atualizado em 20/07/2020 às 15:05
Vatican Media
O documento foi aprovado pelo papa Francisco em 27 de junho. - FOTO: Vatican Media

O Vaticano divulgou, nesta segunda-feira (20), um guia para as paróquias em todo mundo, no qual pede que se elimine as taxas de missas e rituais funerários e lembra que, em alguns casos, os leigos podem celebrar casamentos.

Preparado pela Congregação para o Clero com o título "A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja", o documento foi aprovado pelo papa Francisco em 27 de junho.

O texto analisa o impacto da globalização e do mundo digital na Igreja, reconhecendo que a paróquia não é apenas um espaço geográfico, mas "um espaço existencial".

Por esse motivo, pede "plasticidade" e "criatividade", a fim de captar as demandas dos novos tempos e adaptar seu serviço aos fiéis.

Dividido em 11 capítulos, o documento também lista uma série de normas já existentes e pouco aplicadas, e convida a "não negociar" com a vida sacramental.

"Não dar a impressão de que a celebração dos sacramentos - especialmente a Santíssima Eucaristia - e outras ações ministeriais podem estar sujeitas a taxas", enfatiza o texto.

Na Itália, o casamento em uma igreja histórica pode custar de 200 a 300 euros (entre 220 e 340 dólares), segundo o site especializado em casamentos panoramasposi.it.

"As ofertas para a celebração dos sacramentos devem ser 'um ato livre' da parte do ofertante e não devem ser exigidas como se fossem um imposto, ou uma tarifa", explica o site do Vaticano, Vatican News.

A paróquia deve ser uma "casa no meio das casas", um princípio fundamental para a evangelização.

"O pastor, que serve ao rebanho com generosa gratuidade, deve formar os fiéis, para que cada membro da comunidade se sinta responsável e diretamente envolvido no apoio às necessidades da Igreja, através de várias formas de ajuda e de solidariedade que a paróquia precisa realizar, com liberdade e eficiência, seu serviço pastoral", explica o guia.

O guia "não contém nenhuma novidade legislativa", de acordo com o site oficial, e é um complemento da "Instrução Interdicaterial" de 1997 e de 2002, ambas dedicadas à relação entre leigos e padres.

No entanto, diante de um dos problemas que mais afetam a Igreja moderna, a diminuição do número de padres, o Vaticano lembra que os leigos podem celebrar várias cerimônias religiosas, como batismo e funeral, com a aprovação do bispo local e sob a responsabilidade do pároco.

"Os leigos também podem ajudar os casamentos", em casos excepcionais e "com o voto favorável prévio da conferência episcopal".

O texto lembra aos religiosos que as paróquias devem estar "sempre atentas às novas formas de pobreza" e reconhece que "o atual modelo paroquial não corresponde mais adequadamente às muitas expectativas dos fiéis".

O Vaticano, como solicitado pelo papa Francisco desde que foi ungido em 2013 no trono de Pedro, pede "uma mudança significativa de pensamento" que envolve "ler os sinais dos tempos".

Comentários

Últimas notícias