ciência

Veja como foi o lançamento do Perseverance Rover da Nasa rumo a Marte

Nasa enviou robô explorador para descobrir vestígios no planeta vermelho

JC
JC
Publicado em 30/07/2020 às 9:22 | Atualizado em 30/07/2020 às 11:35

A Nasa lançou nesta quinta-feira (30) o robô explorador Perseverance com destino a Marte, projetado para descobrir vestígios de vida antiga no planeta vermelho. Um foguete Atlas V da United Launch Alliance decolou, de acordo com previsto, às 7h50 (8h50 de Brasília) de Cabo Canaveral, Flórida, para uma viagem de quase sete meses.

Para participar e manter-se atualizado sobre as informações da missão e as oportunidades de interação, você pode acessar o site da agência. A experiência de lançamento virtual da Nasa para o Mars 2020 inclui: uma visão dos bastidores da missão; filtros de realidade aumentada; acesso a uma comunidade social envolvente da Nasa; um convite para enviar vídeos para fazer parte da transmissão de lançamento televisionada; kits de ferramentas para estudantes; a chance de tirar uma foto de lembrança no Mars Photo Booth; e a oportunidade de enviar seu nome para Marte.

Segunda a NASA, Perseverance foi projetado para procurar evidências astrobiológicas da antiga vida microbiana em Marte. Após uma viagem de sete meses, aterrará naCratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021. Lá, coletará amostras de rocha e solo para futuro retorno à Terra.Também caracterizará o clima e a geologia do planeta e abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho.O cientista robótico, que pesa pouco menos de 1.043 kg, também carregará o Ingenuity Mars Helicopter, uma demonstração de tecnologia que marca a primeira tentativa de vôo controlado e controlado em outro planeta.

Veja como foi o lançamento