ALEMANHA

Milhares de pessoas protestam em Berlim contra restrições por coronavírus

O ato reuniu os que se denominavam "pensadores livres", ativistas antivacinas e simpatizantes da extrema direita

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 01/08/2020 às 17:26 | Atualizado em 01/08/2020 às 17:26
JOHN MACDOUGALL/AFP
Manifestantes alegaram que as medidas limitam as liberdades individuais - FOTO: JOHN MACDOUGALL/AFP

Milhares de pessoas protestaram neste sábado (1º) em Berlim contra as medidas de prevenção do coronavírus.

Os manifestantes, cerca de 17.000 de acordo com a polícia, são menos do que os 500.000 anunciados pelos organizadores da marcha, chamada "O fim da pandemia - dia da liberdade".

O ato reuniu os que se denominavam "pensadores livres", ativistas antivacinas e simpatizantes da extrema direita.

Alegando que as medidas limitam as liberdades individuais, alguns gritaram "Somos a segunda onda", "Resistência" ou denunciaram o coronavírus como "uma grande teoria da conspiração".

Poucos usavam máscara, constatou um jornalista da AFP no local, e a distância física de um metro e meio também não foi respeitada.

A polícia apelou aos manifestantes por meio de alto-falantes para respeitarem as medidas de segurança e anunciou no Twitter que registrou uma queixa contra os organizadores por "não respeitarem as regras de higiene".

Para os manifestantes essas medidas devem desaparecer, já que a crise da saúde foi superada.

"É uma tática de medo: não vejo perigo com o vírus. Não conheço outras pessoas doentes. Conheci muitas pessoas doentes em março, esquiadores, turistas, algo realmente aconteceu em fevereiro, mas agora não há mais pessoas doentes", disse Iris Birzenmeier à AFP.

Anna-Maria Wetzel, que já participou de vários encontros semelhantes, tem a mesma opinião.

"Aqueles que não se informam, diferentemente de nós, são ignorantes e acreditam no que o governo diz. Eles têm o medo que o governo coloca em nossas cabeças".

Críticos da manifestação chamaram os participantes de "nazistas".

O lema da manifestação, "Dia da Liberdade", coincide com o título de um filme do diretor Leni Riefenstahl sobre a conferência do partido de Adolf Hitler no NSDAP em 1935.

Até agora, a Alemanha registrou 9.200 mortes por coronavírus, um número relativamente baixo, mas as autoridades estão preocupadas com um lento aumento de casos.

Comentários

Últimas notícias