Política

Primeiro-ministro do Líbano anuncia renúncia do governo

"Hoje estou anunciando a renúncia deste governo", disse ele em um discurso televisionado dirigido aos libaneses

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 10/08/2020 às 14:12 | Atualizado em 10/08/2020 às 14:21
TÉLÉ LIBAN / AFP
O primeiro ministro Hassan Diab anunciou a renúncia de seu governo em meio à indignação popular com a explosão mortal do porto de Beirute - FOTO: TÉLÉ LIBAN / AFP

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, anunciou nesta segunda-feira a renúncia de seu governo, após o "terremoto" causado pelas explosões mortais no porto de Beirute.

O chefe do governo, que se apresenta como independente, responsabilizou a classe política tradicional por seus fracassos, criticando a "corrupção" que levou a "este terremoto que atingiu o país". "Hoje estou anunciando a renúncia deste governo", disse ele em um discurso televisionado dirigido aos libaneses.

Três membros do ministério do Líbano renunciam

A ministra libanesa da Justiça, Marie-Claude Najm, apresentou o pedido de demissão nesta segunda-feira (10). "A ministra apresentou sua renúncia", afirmou uma fonte do ministério da Justiça. No domingo, os ministros da Informação e do Meio Ambiente abandonaram o governo. Além dela, dois ministros renunciaram neste domingo (9) no Líbano, onde foram registrados confrontos pelo segundo dia consecutivo entre as forças de segurança e manifestantes enfurecidos contra a classe política, acusada de negligência na explosão que devastou o porto de Beirute.

A primeira renúncia desde a explosão de terça-feira que deixou pelo menos 158 mortos, mais de 6.000 feridos e 300.000 pessoas desabrigadas fio da ministra da Informação, Manal Abdel Samad. "Após a enorme catástrofe de Beirute, apresento minha demissão do governo", declarou a ministra. "Peço desculpas aos libaneses, não soubemos responder às expectativas", explicou.

Horas mais tarde, quem também entregou o cargo foi o ministro libanês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Administrativo, Damianos Kattar. "Diante desta enorme catástrofe e um regime estéril que falhou em diversas oportunidades, decidi renunciar do governo", anunciou Kattar em comunicado. A imprensa libanesa também especulava com outras possíveis demissões no Executivo.

Comentários

Últimas notícias